Um estudo crítico sobre a obra literária "Ensaio sobre a cegueira": contribuições para a teoria fantástica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p188-209

Palavras-chave:

Ensaio sobre a cegueira, Literatura fantástica, Insólito, José Saramago

Resumo

A pesquisa analisou a presença de elementos fantásticos dentro da obra Ensaio sobre a cegueira (2017), de José Saramago. Para isso, realizou-se o estudo das duas principais vertentes do fantástico: Tradicional e Contemporâneo. Partindo da hipótese de que a obra pertence ao gênero fantástico, a análise realizada considerou a perspectiva do fantástico contemporâneo de Sartre (2007). Com isso, observando os elementos condutores da narrativa, constatou-se a presença de elementos insólitos dentro do romance, relacionados à cegueira branca que acomete os personagens logo no início da história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Islane de Moura Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Graduanda em Letras na Universidade Federal do Piauí.

  • Cristiane Feitosa Pinheiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Professora da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

CAMARGO, Amanda Kristensen de. A influência do contexto na identidade dos personagens de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/139089

CYNTRÃO, Sylvia Helena. “A narrativa de semiotização do acontecimento: o mundo ‘absurdo’ de Albert Camus e o mundo ‘fantástico’ de Murilo Rubião”. Cerrados. Revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, v. 10, n. 11, p. 67-77, 2001.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002.

LOBO, Danilo Moraes. “A narrativa fantástica e suas intersecções entre a literatura e a filosofia”. Pandora Brasil. n. 40, p. 102-113, mar. 2012. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/1244320/9-a-narrativa-fant%C3%A1stica-e-suas-intersec%C3%A7%C3%B5es-entre-a-lite. Acesso em: 05 out. 2021.

LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural em literatura. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2020.

MUNER, Camila Rocha. “Ensaio sobre a cegueira: a voz de um narrador muito antigo”. Territórios. v. 3, n. 2, p.01-06, jun. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/issue/view/876. Acesso em: 01 out. 2021.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. 2. ed. Editora Companhia das Letras, 2017.

SARTRE, Jean-Paul. Situações I: críticas literárias. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Silva, M. I. de M., & Pinheiro, C. F. (2022). Um estudo crítico sobre a obra literária "Ensaio sobre a cegueira": contribuições para a teoria fantástica. Revista Desassossego, 14(27), 188-209. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p188-209