Um estudo crítico sobre a obra literária "Ensaio sobre a cegueira": contribuições para a teoria fantástica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p188-209Palavras-chave:
Ensaio sobre a cegueira, Literatura fantástica, Insólito, José SaramagoResumo
A pesquisa analisou a presença de elementos fantásticos dentro da obra Ensaio sobre a cegueira (2017), de José Saramago. Para isso, realizou-se o estudo das duas principais vertentes do fantástico: Tradicional e Contemporâneo. Partindo da hipótese de que a obra pertence ao gênero fantástico, a análise realizada considerou a perspectiva do fantástico contemporâneo de Sartre (2007). Com isso, observando os elementos condutores da narrativa, constatou-se a presença de elementos insólitos dentro do romance, relacionados à cegueira branca que acomete os personagens logo no início da história.
Downloads
Referências
CAMARGO, Amanda Kristensen de. A influência do contexto na identidade dos personagens de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/139089
CYNTRÃO, Sylvia Helena. “A narrativa de semiotização do acontecimento: o mundo ‘absurdo’ de Albert Camus e o mundo ‘fantástico’ de Murilo Rubião”. Cerrados. Revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, v. 10, n. 11, p. 67-77, 2001.
FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002.
LOBO, Danilo Moraes. “A narrativa fantástica e suas intersecções entre a literatura e a filosofia”. Pandora Brasil. n. 40, p. 102-113, mar. 2012. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/1244320/9-a-narrativa-fant%C3%A1stica-e-suas-intersec%C3%A7%C3%B5es-entre-a-lite. Acesso em: 05 out. 2021.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural em literatura. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2020.
MUNER, Camila Rocha. “Ensaio sobre a cegueira: a voz de um narrador muito antigo”. Territórios. v. 3, n. 2, p.01-06, jun. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/issue/view/876. Acesso em: 01 out. 2021.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. 2. ed. Editora Companhia das Letras, 2017.
SARTRE, Jean-Paul. Situações I: críticas literárias. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Islane de Moura Silva Silva, CRISTIANE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.