Oui, mais il faut parier: fidelidade e dúvida no Memorial de Aires
Palavras-chave:
Machado de Assis, Beethoven, Suspeita, Ópera, Literatura e moral, ReferencialidadeResumo
O artigo investiga o papel desempenhado pelo Fidelio de Beethoven no Memorial de Aires de Machado de Assis. Nesse romance extraordinário, o conselheiro Aires evita condenar uma mulher que, entretanto, o seu enganoso diário terminará pondo sob suspeita. Na ópera, Leonora nada esconde, porque abaixo de sua máscara não há nada senão sua lealdade ao marido aprisionado. Machado de Assis, contudo, inicia sua trama num cemitério, onde o marido agora é morto. A importante questão que daí resta é: o que fazer se a fidelidade se refere a um objeto que, seja ele o amado, seja o referente literário, não existe mais?Downloads
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Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
Vieira, Machado, Guimarães Rosa
Licença
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Como Citar
Monteiro, P. M. (2008). Oui, mais il faut parier: fidelidade e dúvida no Memorial de Aires . Estudos Avançados, 22(64), 291-324. https://periodicos.usp.br/eav/article/view/10361