Considerações sobre o ensino da música no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180039Palavras-chave:
Criatividade, Instrumentos melódicos, Improvisação, Harmonia, Música brasileiraResumo
Este artigo propõe que o ensino da Música no Brasil contemple de forma mais profunda aspectos da formação do músico, como criatividade, domínio da linguagem musical e sintonia com sua herança cultural. Sugere uma forma de estudo baseada na criação de conteúdo, que vise não somente ao desenvolvimento técnico-instrumental, mas também ao pleno entendimento da linguagem musical e desenvolvimento da consciência harmônica. Tem como referência o aprendizado dos instrumentos melódicos – de sopro e de cordas não dedilhadas – foco de pesquisa do autor em tese de doutoramento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.