No ar: Carro voador como máquina autônoma sem emissão em análise de viabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.006

Palavras-chave:

Carro voador autônomo, eVOLT, Carbono zero, Mobilidade Aérea Urbana

Resumo

Este estudo traz uma análise desconfiada de que carros voadores não saem dos testes com protótipos quando o intuito é de que sejam autônomos. Baseado na teoria de Difusão e Inovação, de Everett Rogers, aplicada ao setor de mobilidade aérea urbana, o objetivo foi explorar determinados entraves dessa tecnologia, sendo o principal os riscos relacionados à segurança, sabendo que a adoção ou rejeição das inovações é o que Gabriel Tarde identificou como uma questão crucial de pesquisa. Como método, a ideia foi verificar as informações recentes por meio de busca documental entre artigos, relatórios e notícias, para chegar com munição às entrevistas com especialistas em aviação (um deles da Gol Linhas Aéreas que optou em adquirir um modelo estrangeiro, um da Eve e dois ex-Embraer), resultando discutir e demonstrar as trajetórias nos contextos dos eVTOLs (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) com expectativas em termos de sustentabilidade quando prometem emissão zero de carbono.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magaly Parreira do Prado, Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, Brasil

    fez estágio pós-doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é pesquisadora na Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados. É doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos programas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • Gustavo H. Palacio Galbiatti , Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, Brasil

    é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) em associação entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É pesquisador na Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Referências

AHMED, S. S. et al. The Flying Car – Challenges and Strategies Toward Future Adoption. Frontiers in Built Environment, n.6, 2020.

CAREY, N.; LIENERT, P. Truly autonomous cars may be impossible without helpful human touch. Reuters.com, 12 set. 2022.

CHESBROUGH, H. Business Model Innovation: Opportunities and Barriers. Long Range Planning, v.43, n.2-3, p.354-63, 2010.

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v.13, n.3, p.319-40. 1989. https://doi.org/10.2307/249008.

DYNIEWICZ, L. Como é a sensação de pilotar o novo carro voador da Embraer. O Estado de S. Paulo, 5 dez. 2021.

FERREIRA, J. L.; RUFFONI, J.; CARVALHO, A. M. Dinâmica da difusão de inovações no contexto brasileiro. Rev. Bras. Inov., v.17, n.1, p.175-200, jan./jun. 2018.

GARROW, L. A.; GERMAN, B. J.; LEONARD, C. Urban air mobility: A comprehensive review and comparative analysis with autonomous and electric ground transportation for informing future research. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, v.132, n.103377, 2021.

HALL, B. H. Innovation and diffusion. Working paper series, Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2004. n.10212.

HERNANDEZ, J. M. C.; CALDAS, M. P. Resistência à mudança: uma revisão crítica. RAE Revista de Administração de Empresas, v.41, n.2, p.31-45, abr./jun. 2001.

JOHNSTON, T.; RIEDEL, R.; SAHDEV, S. To take off, flying vehicles first need places to land. McKinsey Center for Future Mobility. 2021.

KASLIWAL, A. et al. Role of flying cars in sustainable mobility. Nat Commun, v.10, n.1555, 2019.

KINJO, H. Development trends and prospects for evtol: a new mode of air mobility. Mitsui & Co. Global Strategic Studies Institute, 2018.

LAVAL, L. Embraer formaliza a Anac pedido de certificação para carro voador. O Estado de S. Paulo, 10 fev. 2022.

LEE, J. et al. Emerging Technology and Business Model Innovation: The Case of Artificial Intelligence. J. Open Innov. Technol. Mark. Complex, v.5, n.44, 2019.

LINEBERGER, R.; HUSSAIN, A.; RUTGERS, V. Change is in the air. The elevated future of mobility: What’s next on the horizon? Deloitte, 2019.

MCINTOSH A. Technology behind the Lilium Jet. Lilium Jet, Release Details, 8 abr. 2021.

PAN, G.; ALOUINI, M. S. Flying Car Transportation System: Advances, Techniques, and Challenges. IEEE Access, v.9, p.24586-603, 2021.

RAMAHI, A. Chinese ‘flying car’ makes first public flight in Dubai. Reuters, 13 out. 2022.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. 4.ed. Free Press, 1983.

SWARTZ, K. I. Charging Forward New eVTOL Concepts Advance. Vertiflite, p.24-29, jul./ago. 2017.

TARDE, G. Les lois de l’imitation: étude sociologique. Paris: Félix Alcan, 1890.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Implicações Humanas Das Tecnociências

Como Citar

Prado, M. P. do, & Galbiatti , G. H. P. (2024). No ar: Carro voador como máquina autônoma sem emissão em análise de viabilidade. Estudos Avançados, 38(110), 67-86. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.006