Ficções do despojo. Precariedade e memória na escrita de Nélida Piñon e Ana Teresa Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.010

Palavras-chave:

Gestos, Memória, Narrativa contemporânea, Precariedade, Midialidade

Resumo

Neste trabalho, analiso as formas exploradas pelas escritoras Nélida Piñon e Ana Teresa Torres para textualizar a memória em seus livros A república dos sonhos (1984) e La escribana del viento (2013), respectivamente. Recorrerei aos ensaios de Piñon, porquanto ela insiste na astúcia da linguagem feminina para se posicionar e conseguir entronar-se como narradora. Tomarei como base o pensamento de Ana Teresa Torres ao enunciar que a escrita contemporânea se configura como “ficções do despojo”. Na relação entre a memória e o despojo, surgem algumas noções como a ideia de “resto” e a ideia de “lixo”. Para compreendê-las, preciso me valer do pensamento de Benjamin e de Aleida Assmann, além de outros pensadores – Levinas, Gagnebin – que matizam os limites entre memória e história. Esse percurso me permite afirmar que a ruína é uma ideia central nas “ficções do despojo”, porquanto essas ficções se posicionam no presente, mas fazendo palpáveis as ruínas do passado, ao tempo que deixam como herança a precariedade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jesús Arellano, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    é doutor em Letras, estudos literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Literatura Ibero-americana e Licenciado em Letras pela Universidad de Los Andes, Venezuela. Professor na área de Espanhol na UFMG.

Referências

ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. São Paulo: Editora Unicamp, 2006.

BENJAMIN, W. Magia e técnica arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasilense, 1987a. Obras escolhidas, v.1.

BENJAMIN, W. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasilense, 1987b. Obras escolhidas, v.2.

BENJAMIN, W. Passagens de Walter Benjamin. Trad. Irene Aron e Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

CÁMARA, M. et al. (Org.) Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin: os cacos da história. Trad. Sônia Salzstein. São Paulo: Brasilense, 1993.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

PIÑON, N. A república dos sonhos. Rio de Janeiro: Record, 1984

PIÑON, N. Aprendiz de Homero. Rio de Janeiro: Record, 2008.

RAVETTI, G. Narrativas performáticas. In: Performance, exílio, fronteira, errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Post-lit UFMG, 2002. pp.48-67.

RICŒUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

TORRES, A. El escritor ante la realidad política venezolana. In: INTI, Venezuela: literatura de fin de siglo. No. 37/38, pp. 37-45 1993.

TORRES, A. T. A benefício de inventario. Caracas: Memórias de Altagracia, 2000.

TORRES, A. T. La escribana del viento. Caracas: Alfa, Biblioteca Ana Teresa Torres, 2013. n. 9.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Presenças

Como Citar

Arellano, J. (2024). Ficções do despojo. Precariedade e memória na escrita de Nélida Piñon e Ana Teresa Torres. Estudos Avançados, 38(110), 139-154. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2024.38110.010