Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
Palavras-chave:
Desnutrição, Práticas de leitura e escrita, Pré-escola, Fracasso escolarResumo
O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-01-01
Edição
Seção
Nutrição e Pobreza
Licença
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.
Como Citar
Sawaya, S. M. (2013). Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita. Estudos Avançados, 27(78), 89-102. https://periodicos.usp.br/eav/article/view/68680