Fora sem dentro? Em torno de um poema de João Cabral de Melo Neto
Resumen
O POEMA "Na festa da casa-grande", de João Cabral de Melo Neto, está centrado na figura do cassaco de engenho. Os seus procedimentos estilísticos lembram de perto as técnicas pictóricas de Joan Miró, às quais o poeta dedicou um ensaio revelador. O uso de figuras intensas e isoladas e de linhas melódicas breves obedece a uma poética de superfície que difere programadamente da perspectiva clássica e de sua ilusão de profundidade. Mas esses procedimentos não valem por si mesmos de um modo absoluto: foram usados pelo poeta tanto neste poema (que transforma o cassaco em coisa vazia) como em textos anteriores que apontavam para uma atitude vital de resistência do rio ou do trabalhador nordestino. O que marca realmente a diferença é a presença de um lado de dentro, a voz do poema, que é interna em O cão sem plumas, O rio e Morte e vida severina, mas é exterior em Na festa na casa-grande, cujo falante é um deputado com acento nordestino. Onde não há perspectiva, a voz assume o papel de doador de sentido.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2004-04-01
Número
Sección
Cultura
Licencia
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.
Cómo citar
Bosi, A. (2004). Fora sem dentro? Em torno de um poema de João Cabral de Melo Neto . Estudos Avançados, 18(50), 195-207. https://periodicos.usp.br/eav/article/view/9981