Mercado nacional de informação digital agroeconômica

Autores/as

  • Margarete Boteon USP; ESALQ
  • Geraldo Sant'Ana de Camargo e Barros USP; ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-80502005000300008

Palabras clave:

economia da informação, mercado digital, informação agroeconômica, internet

Resumen

O estudo analisa o mercado nacional de informação digital agroeconômica. No lado da oferta, o referencial teórico utilizado é o da Economia da Informação, enquanto o da demanda é baseado em um modelo de maximização de lucro que considera a informação um insumo. Empiricamente, avaliaram-se os sites com conteúdo agroeconômico brasileiro, e a estimativa da função de consumo foi feita com dados obtidos de questionários aplicados aos agentes do agronegócio entre outubro de 2002 a janeiro de 2003. A conclusão geral foi que as empresas de informação, para se manterem viáveis na internet, precisam ampliar a receita e o número de assinantes. Elas pouco aproveitam a tecnologia da internet para praticar arranjos mais criativos de discriminação de preços. Os resultados das estimativas de demanda indicam que os agentes ligados ao agribusiness consomem mais informação digital que os produtores. Além disso, a escolaridade apresenta-se como uma barreira para o acesso a esta tecnologia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-09-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Boteon, M., & Barros, G. S. de C. e. (2005). Mercado nacional de informação digital agroeconômica. Economia Aplicada, 9(3), 481-494. https://doi.org/10.1590/S1413-80502005000300008