Concentração e poder de mercado na distribuição de etanol combustível: análise sob a ótica da nova organização industrial empírica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-80502013000200004Resumo
A reorganização do mercado de distribuição de combustíveis levanta a questão da existência de poder de mercado nesse setor. O presente trabalho utiliza a ferramenta da Nova Organização Industrial Empírica (New Empirical Industrial Organization - NEIO) para analisar a existência de poder de mercado no setor de distribuição. Apoia-se nos trabalhos de Bresnahan (1982) e Bresnahan (1989) para a consideração de métodos de identificação do parâmetro de conduta e procura verificar se a metodologia é adequada ao mercado em questão. Conclui-se que os distribuidores não exercem efetivamente poder de mercado. Os valores dos parâmetros de conduta estimados mostram que a conduta se aproximou mais da concorrência perfeita que do monopólio.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Beiral, P. R. S., Moraes, M. A. F. D. de, & Bacchi, M. R. P. (2013). Concentração e poder de mercado na distribuição de etanol combustível: análise sob a ótica da nova organização industrial empírica . Economia Aplicada, 17(2), 251-274. https://doi.org/10.1590/S1413-80502013000200004