Casadas e pouco educadas: os efeitos do casamento infantil feminino sobre atraso e frequência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53575432avmg

Palavras-chave:

Casamento Infantil, Educação, Variável Instrumental

Resumo

Investigamos como o casamento infantil afeta os resultados educacionais de meninas brasileiras. Em particular, utilizando o Censo Demográfico de 2010, estimamos seus efeitos sobre as probabilidades de que as meninas apresentem distorção idade-série e de que frequentem a escola. Para corrigir a potencial endogeneidade entre as variáveis, utilizamos um instrumento que explora o peer effect entre meninas da mesma cidade. Seu uso é micro fundamentado através de um modelo que utiliza a moderna literatura de Global Games. Nossos resultados mostram que uniões precoces trazem efeitos negativos sobre a educação das meninas, com o maior impacto ocorrendo no atraso escolar. Além disso, ao propor estratificações segundo maternidade, faixa etária e cor ou raça, fornecemos indicativo de quais grupos devem ser focais em intervenções que visem combater não somente a prática do casamento infantil, mas também suas repercussões na educação.

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Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Artigo

Dados de financiamento

Como Citar

Vasconcelos, A. M., & Griebeler, M. de C. (2024). Casadas e pouco educadas: os efeitos do casamento infantil feminino sobre atraso e frequência escolar. Estudos Econômicos (São Paulo), 54(3), 1-36. https://doi.org/10.1590/1980-53575432avmg