Crenças sobre a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (Língua Estrangeira) em um curso universitário: uma analise da metodologia de ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i32p77-100Palavras-chave:
crenças, habilidade de fala, ensino da expressão oral da língua japonesa, abordagem, método.Resumo
Este trabalho investiga a metodologia utilizada em sala de aula da matéria Japonês 一 Expressão O ral1(nível intermeaiano) de uma universidade pública e as crenças da professora e dos alunos da mesma matéria em relação à metodologia no que se refere à habilidade de fala. O objetivo deste trabalho é investigar e sistematizar (1)as abordagens,os métodos e as técnicas utilizadas pela professora e as suas crenças em relação aos mesmos e (2) as crenças dos alunos tanto em relação à metodologia utilizada pela professora,como também em relação à habilidade de fala. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. O estudo se dá em uma universidade pública do Distrito Federal, no curso de licenciatura em Língua e Literatura Japonesa. Os participantes foram a professora e sete alunos que atendem à matéria acima referida. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionários mistos, observação de aulas com notas de campo, gravações das aulas em áudio e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que a crença da professora da matena está relacionada com a abordagem da gramatica-tradução, mas, na realidade,a mesma utiliza o método direto e a abordagem comunicativa em sala de aula. Para os alunos desta pesquisa, falar é a habilidade lingüística mais importante e também a mais difícil. Apuramos também que os alunos encontram-se insatisfeitos com sua habilidade de fala.Downloads
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Publicado
2012-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 2012 Jaqueline M. Fukushi, Yuki Mukai

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Como Citar
Fukushi, J. M., & Mukai, Y. (2012). Crenças sobre a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (Língua Estrangeira) em um curso universitário: uma analise da metodologia de ensino. Estudos Japoneses, 32, 77-100. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i32p77-100