Um caso de oligotimia na clínica psicopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p356-367Palavras-chave:
oligotimia, psicopedagogia, conhecimento, saberResumo
Sob o império das neurociências, das terapias comportamentais e da medicalização na infância, a clínica dos distúrbios de aprendizagem inaugurada por Sara Pain está em desuso. A compreensão da função da ignorância na articulação do triângulo pai-mãe-filho e os significantes que a representam não encontram mais eco nos cursos de formação em psicopedagogia. O estudo de caso que aqui se apresenta, de um adolescente com problemas de aprendizagem e graves impasses na sua constituição subjetiva, pretende revisitar esse saber fazer psicopedagógico que media entre o conhecimento e o saber. Indiretamente, denuncia a falácia do discurso da inclusão escolar, que ao desconhecer a dimensão do inconsciente, dificulta ao educando assumir outra posição subjetiva que não a de “deficiente”.
Downloads
Referências
Belisário Filho, J. F. (2010). A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: Transtornos globais de desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Vol. 9.
Cordié, A. (1996). Os atrasados não existem: Psicanálise de crianças com fracasso escolar. (S. Flach, M. D' Agord, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1993).
Freud, S. (1969). Além do princípio do prazer. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 18, pp. 17-85). Rio Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920).
Lajonquière, L. (1995) De Piaget a Freud: Para repensar as aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber (4ª ed.) Petrópolis, RJ: Vozes. (Trabalho original publicado em 1992).
Levy, E. (1995). Viscosidad de pensamiento y procesos cognoscitivos: Una interpelación interdisciplinaria. Escritos de la Infancia, (6), 15-33.
Pain, S (1987). Psicopedagogia operativa: tratamento educativo da deficiência mental (1ª ed., A. E. Fillmann, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1984).
Pain, S. (1992). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem (4ª ed., A. M. N. Machado, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1973).
Pain, S. (1999). A função da ignorância. (M. E. V. Flores, trad). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1989, a partir de uma primeira versão, em dois volumes, publicada em 1985).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silvia Szterling Munimos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.