Um caso de oligotimia na clínica psicopedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p356-367

Palavras-chave:

oligotimia, psicopedagogia, conhecimento, saber

Resumo

Sob o império das neurociências, das terapias comportamentais e da medicalização na infância, a clínica dos distúrbios de aprendizagem inaugurada por Sara Pain está em desuso. A compreensão da função da ignorância na articulação do triângulo pai-mãe-filho e os significantes que a representam não encontram mais eco nos cursos de formação em psicopedagogia. O estudo de caso que aqui se apresenta, de um adolescente com problemas de aprendizagem e graves impasses na sua constituição subjetiva, pretende revisitar esse saber fazer psicopedagógico que media entre o conhecimento e o saber. Indiretamente, denuncia a falácia do discurso da inclusão escolar, que ao desconhecer a dimensão do inconsciente, dificulta ao educando assumir outra posição subjetiva que não a de “deficiente”. 

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Biografia do Autor

  • Silvia Szterling Munimos

    Psicopedagoga. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Munimos, S. S. (2021). Um caso de oligotimia na clínica psicopedagógica. Estilos Da Clinica, 26(2), 356-367. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p356-367