O lugar de enunciação de bebês em sofrimento psíquico e com desfechos distintos de linguagem aos dois anos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p254-279Palavras-chave:
aquisição da linguagem, desenvolvimento psíquico, relação mãe e bebêResumo
Este artigo analisa a singularidade linguística e psíquica de dois bebês com desfecho de linguagem distintos aos dois anos. Para análise utilizou-se a entrevista inicial e continuada, os Indicadores Clínicos de Referência/Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI), os Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL), além de filmagens da interação entre mãe e bebê. Os resultados indicaram que apenas um dos casos houve superação do sofrimento psíquico e atraso na linguagem a partir do segundo ano de vida. Tanto o exercício das funções parentais quanto as condições dos bebês são fatores importantes em sua constituição psíquica e linguística, o que traz reflexões interdisciplinares importantes acerca da singularidade na relação entre esses dois aspectos do desenvolvimento infantil.
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