Quando a criança reproduz o incesto sofrido com outras crianças na escola: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p378-392

Palavras-chave:

abuso sexual, exclusão escolar, violência escolar

Resumo

A escola tem sido associada ao fenômeno da violência sexual infantojuvenil como local de prevenção e de identificação de casos. Diante da escassez de estudos que versem sobre a escola enquanto local de reprodução da violência sexual intrafamiliar, objetivamos tecer reflexões clínico-teóricas sobre a criança vitimada que dirige repetidamente comportamentos hipersexualizados a seus colegas no ambiente escolar. Foi realizado um estudo de caso num ambulatório especializado em vítimas de agressão sexual. A partir da análise do material, observamos o risco de que a criança sofra violência institucional por parte da escola, que tende a adotar contra ela movimentos de exclusão, possivelmente devido à desarticulação da Rede de Proteção. Vemos a necessidade de mais estudos sobre este público específico, a fim de garantir movimentos mais inclusivos.

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Biografia do Autor

  • Luiza Abadia de Ávila, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. 

  • Miriam Tachibana, Universidade Federal de Uberlândia

    Psicóloga. Docente em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Ávila, L. A. de, & Tachibana, M. (2024). Quando a criança reproduz o incesto sofrido com outras crianças na escola: estudo de caso. Estilos Da Clinica, 29(3), 378-392. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i3p378-392