O debate entre o cuidado e a educação: práticas clínicas atuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p14-25Palavras-chave:
Transferência, Psicoterapia de crianças, Formação clínicaResumo
Pretende-se mostrar a partir de uma aproximação clínica e psicanalítica a relação entre o terapêutico e o educativo. Estuda-se a dimensão transferencial inerente à psicoterapia de crianças e à formação de docentes e educadores. A coordenação clínica de grupos de educadores revela os efeitos terapêuticos sobre o mundo psíquico dos adultos que atravessam um sofrimento profissional e pessoal. Essa dupla dimensão de cuidado e de experiência de si está presente na própria invenção da psicanálise.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.