Introductorial notes on psychological processes in childhood and adolescence
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p446-460Abstract
Clinical practice with children and adolescents keeps releasing questions that renew psychoanalysis. As so, the present essay offers an introductory approach on childhood and youth based on Jacques Lacan's logical time. Working with the lacanian concepts of instant to see, time to understand and moment to end, the authors displace childhood and adolescence, taking it from the status of development stages to conceive them as psychological processes. From that point, the authors debate the matter of structuration, considering, in order to do so, the master-significants reference that guide psychoanalytic psychopathology.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.