Paradoxos em torno da clínica com crianças autistas e psicóticas: uma experiência com a prática entre vários

Auteurs

  • Ana Beatriz Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angélica Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p84-93

Mots-clés :

Prática entre vários, Psicose, Autismo, Sintoma, Psicanálise

Résumé

O artigo visa a situar a prática entre vários diante dos paradoxos do tratamento com crianças autistas e psicóticas. Define-se a prática entre vários como um trabalho cuja direção é a construção do caso entre vários profissionais e a criança. Diferentemente do trabalho em equipe no qual cada indivíduo opera segundo sua especialidade de saber sobre a criança, a prática entre vários se orienta por uma ética esvaziada de saber. A clínica adota uma via que vai do gozo à sua articulação com a palavra numa concepção alargada de sintoma. O sintoma é considerado uma invenção realizada pela criança no contexto do trabalho em instituição.

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Publiée

2004-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Freire, A. B., & Bastos, A. (2004). Paradoxos em torno da clínica com crianças autistas e psicóticas: uma experiência com a “prática entre vários. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 9(17), 84-93. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p84-93