Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar

Auteurs

  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p82-107

Mots-clés :

Psicologia escolar, Infância, Adolescência, Psicodiagnóstico

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de prontuários de crianças e adolescentes encaminhados aos serviços psicológicos por apresentarem dificuldades no processo de escolarização. Constata-se que a psicanálise é o referencial hegemônico dos psicodiagnósticos; as questões escolares pouco comparecem nos roteirosde entrevistas psicológicas; os testes são os instrumentos principais de avaliação psicológica e os encaminhamentos desconsideram ações no campo educacional. Tais dados indicam a necessidade de repensar as práticas psicológicas frente aos encaminhamentos por problemas escolares.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2005-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Souza, M. P. R. de. (2005). Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 10(18), 82-107. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p82-107