É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?

Auteurs

  • Cintia Copit Freller Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p326-345

Mots-clés :

educação especial, educação inclusiva, psicanálise, formação de professores

Résumé

Reflexão sobre limites e possibilidades de "ensinar" educadores a incluir, a partir do trabalho realizado por uma equipe da Associação Lugar de Vida em escolas de uma rede municipal, envolvendo todos os educadores (professores, direção, merendeira, inspetor de alunos etc.), desenvolvido na própria instituição de ensino. Os grupos com todos os profissionais da escola propiciaram experiências com potencial transformador, que poderia ser desdobrado para outros contextos, contribuindo para envolver o professor e afetar seu olhar e sua prática, especialmente no que diz respeito à educação inclusiva.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2010-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Abordagens Psicanalíticas na Educação: Pesquisa e Prática

Comment citer

Freller, C. C. (2010). É possível ensinar educadores a incluir?: Como ensinar educadores a ensinar alunos de inclusão?. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 15(2), 326-345. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p326-345