Educar, uma profissão impossível - dilemas atuais

Auteurs

  • Mireille Cifali Universidade de Genebra; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i7p139-150

Mots-clés :

Educação, violência, escola, individualismo, racionalidade, encontro

Résumé

Este artigo toca num dilema crucial da educação nos dias de hoje - a violência -, problematizando qual seria o papel da escola - um dos últimos redutos do conviver, nesta sociedade marcada pelo individualismo - na produção da violência ou na tentativa de pacificação das relações humanas. A autora destaca que a racionalidade, na qual a educação tenta se apoiar cada vez mais para negar-se como profissão impossível, fracassa em governar as almas e as relações subjetivas, não podendo prever inteiramente o destino humano, entregue sempre ao acaso e aos encontros.

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Publiée

1999-12-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Cifali, M. (1999). Educar, uma profissão impossível - dilemas atuais. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 4(7), 139-150. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i7p139-150