O que da infância a ilusão (psico)pedagógica mascara

Auteurs

  • Leandro de Lajonquière Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189

Mots-clés :

Infância moderna, filosofia da educação, fundamentos da educação, Modern childhood, philosophy of education, the fundamentals of education

Résumé

A conjugação as infâncias pensadas por Descartes e Rousseau duas infâncias exprimiria uma forma singular de o homem experimentar o tempo e o desejo, ou seja, a impossibilidade na relação aos outros. Dessa forma, sustenta-se a tese de que a renúncia à educação é um sintoma contemporâneo que as ilusões psicopedagógicas mascaram a cota de política embutida tanto na produção psíquica da infância moderna quanto no seu eclipse.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2000-06-01

Numéro

Rubrique

Debate

Comment citer

Lajonquière, L. de. (2000). O que da infância a ilusão (psico)pedagógica mascara. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 5(8), 183-189. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189