O roteiro IRDI

sobre como incluir a ética da psicanálise nas políticas públicas

Autori

  • Rosa Maria Marini Mariotto Associação Psicanalítica de Curitiba
  • Maria Eugênia Pesaro Lugar de Vida

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p99-113

Parole chiave:

psicanálise, intervenção precoce, políticas públicas, IRDI

Abstract

O instrumento Indicadores de Risco para Desenvovimento Infantil (IRDI) foi construído e validado por meio de uma pesquisa multicêntrica, a partir de uma demanda do Ministério da Saúde, com o propósito de que os pediatras incluíssem em suas consultas de rotina o acompanhamento do desenvolvimento psíquico em bebês de até 18 meses e, ainda, pudessem localizar, por meio dos indicadores, problemas nesse desenvolvimento. Essa articulação da psicanálise com a pesquisa e a saúde pública, que esteve presente na origem do IRDI, mantém-se e pode ser acompanhada por meio dos artigos selecionados neste artigo. O levantamento realizado demonstra que o IRDI vem sendo utilizado nos serviços de saúde e de educação, na produção de conhecimento científico em pesquisas acadêmicas e na formação de profissionais. Pode-se concluir que os profissionais que utilizam o IRDI em suas práticas sustentam a não elisão do sujeito, o conceito de laço constituinte, a singularidade das pessoas envolvidas nos acompanhamentos realizados. Sustentam, portanto, a ética da psicanálise na pólis.

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Biografie autore

  • Rosa Maria Marini Mariotto, Associação Psicanalítica de Curitiba

    Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Maria Eugênia Pesaro, Lugar de Vida

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, sócia membro da equipe do Lugar de Vida

Pubblicato

2018-04-30

Come citare

Mariotto, R. M. M., & Pesaro, M. E. (2018). O roteiro IRDI: sobre como incluir a ética da psicanálise nas políticas públicas. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 23(1), 99-113. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p99-113