Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico

Autori

  • Janine Filloux

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77

Parole chiave:

Educação, Psicanálise, Transferência

Abstract

O presente artigo analisa alguns escritos provenientes do movimento de pedagogia analítica, publicados entre 1926 e 1937, na Revista de Pedagogia Analítica, bem como algumas obras pedagógicas contemporâneas que se referem à psicanálise. Tem corno objetivo básico mostrar que a questão da transferência está no centro da discussão da psicanálise e da pedagogia, separando-as mais do que aproximando-as. Propõe que a abordagem dos fenômenos transferenciais na prática pedagógica pode permitir esclarecer a natureza do pedagógico.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2002-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Filloux, J. (2002). Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 7(13), 42-77. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77