Pai, mãe e filho - reflexões sobre família e educação na modernidade

Autori

  • Cláudia Valéria Furtado de Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p100-111

Parole chiave:

Família, modernidade, educação familiar

Abstract

Este artigo faz uma discussão sobre as posições ocupadas pelos membros familiares na modernidade, bem como reavalia suas funções diante da tarefa educativa. A análise procurou valer-se de conceitos teóricos da psicanálise, para pensar a família e a educação nos dias de hoje. Considerando a família a primeira instituição responsável pela organização subjetiva que viabiliza a inserção dos sujeitos na cultura, quais seriam as reflexões necessárias para a sua compreensão em face da evidência de que a família mudou? Quais os paradoxos que estabelecem as possibilidades e impossibilidades no ato de educar? A proposta é suscitar questionamentos sobre a família e a educação modernas, sem o objetivo de oferecer uma metodologia ou um receituário para o bem-educar.

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Pubblicato

2002-06-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Araújo, C. V. F. de O. (2002). Pai, mãe e filho - reflexões sobre família e educação na modernidade. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 7(12), 100-111. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p100-111