Pensando o design gráfico de literatura para infância no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.150941

Palavras-chave:

Design Gráfico, Literatura para Infância, Estudos Visuais, Aprendizagem

Resumo

Este artigo faz uma incursão pelo design gráfico de literatura para infância no Brasil em diálogo com os estudos visuais e a aprendizagem, a partir das obras: O alvo, de Ilan Brenman e Renato Moriconi; O livro inclinado (The slant book), de Peter Newell; Este livro comeu o meu cão! (This book just ate my dog!), de Richard Byrne; e O menino, o cachorro, de Simone Bibian e Mariana Massarani. Esse caminho exploratório utiliza como referências fontes do design relacionadas ao pensamento de Buck-Morss sobre a multiplicidade da imagem enquanto experiência sensorial, assim como de Kats acerca dos quatro níveis básicos de aprendizagem. O propósito é apresentar três propostas para se pensar o design gráfico fora de modelos convencionais de visualidade: 1. como das formas se enraízam sentidos; 2. quando os artifícios são metalinguagem do visual; e 3. pensando novos modos de acessar o visual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Cavalcante de Almeida, Universidade Anhembi Morumbi

    Estuda as aproximações entre projetar e ilustrar no livro de literatura para infância, ao discutir os modos de concepção de ilustradores e designers gráficos brasileiros. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, com mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), hoje cursa o doutorado em Design na Universidade Anhembi Morumbi, por meio de Bolsa de Estudos Institucional. Atua como produtora cultural na Ufal, ao tempo em que escreve obras literárias e desenvolve projetos para democratização da leitura.

  • Gisela Belluzzo de Campos, Universidade Anhembi Morumbi

    Desenvolve pesquisas nas áreas de design gráfico e arte contemporânea, com foco nas questões da linguagem visual. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Design – mestrado e doutorado da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou doutorado complementar na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França), com pesquisa sobre Arte Minimalista; pósdoutorado na Universidade de Buenos Aires, sobre o campo expandido do Design Gráfico Contemporâneo. Lidera o grupo de pesquisa “Design Gráfico Contemporâneo: Linguagens e Interfaces” (CNPQ) e atua principalmente nos temas: linguagem gráfica e design; arte contemporânea; inter-relação entre discursos teóricos, processos e procedimentos.

Referências

BAL, Mieke. El esencialismo visual y el objeto de los estudios visuales. Estudios visuales, Espanha, n. 2, p. 11-50, 2004.

BALISCEI, João Paulo; STEIN, Vinícius; ALVARES, Daniele Luzia Flach. Conhecendo o image watching e a abordagem triangular: reflexões sobre as imagens da arte no ensino fundamental. Contexto & Educação, Ijuí, v. 33, n. 104, p. 395-416, 2018.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BIBIAN, Simone. O menino, o cachorro. São Paulo: Manati, 2006.

BRENMAN, Ilan. O alvo. São Paulo: Ática, 2011.

BUCK-MORSS, Susan. Estudios visuales e imaginación global. Antípoda, Bogotá, n. 9, p. 19-46, 2009.

BYRNE, Richard. Este livro comeu o meu cão! São Paulo: Panda Books, 2015.

CAMPOS, Gisela Beluzzo de; LEDESMA, María (org.). Novas fronteiras do design gráfico. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.

CAMPOS, Ricardo Marnoto de Oliveira. Deambulações em torno do projeto da antropologia visual contemporânea: entre as imagens da cultura e a cultura das imagens. Revista Digital Imagens da Cultura/Cultura das Imagens, v. 1, n. 1, p. 28-44, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2XGFXNR. Acesso em: 10 out. 2018.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 93-121.

FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Tradução de Osvaldo Antonio Rosiano. São Paulo: Rosari, 2006.

HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. Tradução de Juliana A. Saad. São Paulo: Rosari, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. Tradução de Edmilson O. Conceição e Flávio M. Martins. São Paulo: Nobel, 2002.

KATZ, Lilian G. Perspectivas actuais sobre aprendizagem na infância. Saber (e) Educar, Porto, n. 11, p. 7-21, 2006.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, 2008.

NEWELL, Peter. O livro inclinado. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

OTT, Robert William. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2015. p. 149-184.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RANGEL, Egon de Oliveira. Paradidáticos (verbete). Glossário Ceale, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2XZ2Rzl. Acesso em: 10 out. 2018.

ROMANI, Elizabeth. Design do livro-objeto infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 6. ed. Teresópolis: 2AB, 2007.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

Almeida, S. C. de, & Campos, G. B. de. (2019). Pensando o design gráfico de literatura para infância no Brasil. Revista Extraprensa, 12(2), 240-257. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.150941