Curadoria editorial online: os casos de Boardilla e Magazzino
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.151256Palavras-chave:
Curadoria, Revista, Online, Digital, Arte, PinturaResumo
Este artigo trata da experiência de curadoria editorial nas revistas online de arte Boardilla e Magazzino. Ao trazer esta experiência, pretendo enriquecer a discussão sobre o papel do curador, mostrando o seu trabalho para além do cubo branco da sala de exposição e enfatizando o caráter etimológico da palavra curadoria: cuidar, tomar conta, ou apresentar melhor. Ao mesmo tempo, ao mencionar a revista Magazzino, que se dedica exclusivamente à arte digital e, principalmente, à pintura digital, conecto este artigo à minha pesquisa sobre a arte digital e suas reverberações na pintura tradicional.
Downloads
Referências
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: MOURA, Rodrigo (org.). Políticas institucionais, práticas curatoriais.
Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://bit.ly/2SX9EXW. Acesso em: 14 fev. 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Textos de Walter Benjamin. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores)
BOARDILLA. Boardilla#1, v. 1, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2IfmNaB. Acesso em: 15 fev. 2019.
BOARDILLA. Boardilla#16, v. 16, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2IaOSjf. Acesso em: 14 fev. 2019.
D’AMBRA, Dario. L’arte contemporanea nell’era digitale. Disponível em: https://bit.ly/2V0QWMm. Ace
sso em 14 fev. 2019.
DIGITAL ART. Artsy, [S.l.], 2016. Disponível em: https://bit.ly/2GJQE8v. Acesso em: 29 jul. 2018.
GARCIA, Benjamin. Time-lapses. Benjamin Garcia Art, Bogotá, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2N6lTM8. Acesso em: 14 fev. 2019.
GAYFORD, Martin. David’s Hockney iPad art. The Telegraph, London, 20 out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2OOrZAy. Acesso em: 29 jul. 2018.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MAGAZZINO. Magazzino#1. v. 1, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2tkoclU. Acesso em 14 fev. 2019.
MANOVICH, Lev. Remixability and modularity. 2005. Disponível em: https://bit.ly/2DzLkkQ. Acesso em: 14 fev. 2019.
MARTÍ, Silas. Inteligência artificial vai mudar todos os relacionamentos humanos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2tfLImN. Acesso em: 29 jul. 2018
NESTERIUK, Sergio; TAÚ, Marcio Rodrigues. Design audiovisual: remixabilidade na obra de Saul Bass. Novos Olhares, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 45-55, 2016.
SANTOS, Anderson et al. Catálogo Boardilla. Salvador: Boardilla, 2014.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A música na época de sua reprodutibilidade digital. In: PERPETUO, Irineu Franco; SILVEIRA Sérgio Amadeu (org.). O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.