Online editorial curation: the cases of Boardilla and Magazzino
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.151256Keywords:
Curatorship, Magazine, Online, Digital, Art, PaintingAbstract
This article addresses the experience of editorial curation in the online art magazines Boardilla and Magazzino. By bringing this experience, I intend to enrich the discussion on the role of curator, showing their work beyond the white cube of the showroom and emphasizing the etymological character of the word curator: to take care, or to show better. At the same time, by mentioning Magazzino magazine, which dedicates itself exclusively to digital art and especially to digital painting, I connect this article to my research on digital art and its reverberations in traditional painting.
Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: MOURA, Rodrigo (org.). Políticas institucionais, práticas curatoriais.
Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://bit.ly/2SX9EXW. Acesso em: 14 fev. 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Textos de Walter Benjamin. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção Os Pensadores)
BOARDILLA. Boardilla#1, v. 1, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2IfmNaB. Acesso em: 15 fev. 2019.
BOARDILLA. Boardilla#16, v. 16, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2IaOSjf. Acesso em: 14 fev. 2019.
D’AMBRA, Dario. L’arte contemporanea nell’era digitale. Disponível em: https://bit.ly/2V0QWMm. Ace
sso em 14 fev. 2019.
DIGITAL ART. Artsy, [S.l.], 2016. Disponível em: https://bit.ly/2GJQE8v. Acesso em: 29 jul. 2018.
GARCIA, Benjamin. Time-lapses. Benjamin Garcia Art, Bogotá, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2N6lTM8. Acesso em: 14 fev. 2019.
GAYFORD, Martin. David’s Hockney iPad art. The Telegraph, London, 20 out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2OOrZAy. Acesso em: 29 jul. 2018.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MAGAZZINO. Magazzino#1. v. 1, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2tkoclU. Acesso em 14 fev. 2019.
MANOVICH, Lev. Remixability and modularity. 2005. Disponível em: https://bit.ly/2DzLkkQ. Acesso em: 14 fev. 2019.
MARTÍ, Silas. Inteligência artificial vai mudar todos os relacionamentos humanos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2tfLImN. Acesso em: 29 jul. 2018
NESTERIUK, Sergio; TAÚ, Marcio Rodrigues. Design audiovisual: remixabilidade na obra de Saul Bass. Novos Olhares, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 45-55, 2016.
SANTOS, Anderson et al. Catálogo Boardilla. Salvador: Boardilla, 2014.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A música na época de sua reprodutibilidade digital. In: PERPETUO, Irineu Franco; SILVEIRA Sérgio Amadeu (org.). O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.