Discursos em (re)construção: as vozes jovens do Pinheirinho dos Palmares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153376

Palavras-chave:

comunicação, discurso jovem, expressão cultural, ocupação popular, literatura

Resumo

Em 2012, forte aparato policial foi empregado na desocupação do Pinheirinho, área de São José dos Campos habitada por cerca de 1700 famílias. Após protestos, ex-moradores passaram a receber aluguel social, com o governo prometendo para 2014 a entrega de um conjunto habitacional. Só 2 anos depois, a 17 quilômetros do centro da cidade, inaugurou-se o Pinheirinho dos Palmares (PP), conjunto habitacional que recebeu ex-moradores do Pinheirinho; a escola inaugurada no local atendia apenas alunos do nível fundamental, sendo palco de frequentes episódios de tensão. Em abril de 2018, realizou-se ali uma conferência livre onde crianças e jovens da comunidade foram ouvidos a respeito de problemas e desejos; o discurso jovem foi registrado através da elaboração de um cordel coletivo, criado sob orientação de um docente/escritor. O resente trabalho parte desta produção escrita para apresentar e avaliar o discurso dos jovens moradores do PP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roxo Barja, Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

    Doutor em ciências pela Unicamp. Docente em tempo integral na Univap, onde integra o LabCom Univap e coordena laboratório no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap.

  • Claudia Regina Lemes, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP)

    Professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, diretora escolar, mestre em Semiótica pela Universidade Brás Cubas.

Referências

ALVIM, Danilo. Professores apelidam escola do Pinheirinho de 'Faixa de Gaza'. OVALE, 8 abr. 2017. Disponível em: http://www2.ovale.com.br/professores-apelidam-escola-do-pinheirinho-de-faixa-de-gaza-1.754723. Acesso em 03 Jan. 2019.

BARJA, Paulo R. O cordel como mídia alternativa em programas de Saúde e Educação Ambiental. Extraprensa (USP), v.1E, p.680-689, 2010.

BARJA, Paulo R.; LEMES, Cláudia R. O Discurso Jovem: construção e avaliação através da Literatura de Cordel. Linha Mestra, v. 30, p. 99-104, 2016.

BARJA, Paulo R.; LEMES, Cláudia R. Papel de Jornal ou Papelão? A Operação Midiática da Desocupação do Pinheirinho pelo Jornal “O Vale” In: XXII InterCom, 2017, Volta Redonda. Anais do InterCom XXII. Volta Redonda: InterCom / UNIFOA, 2017, p.1-11. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/resumos/R58-0520-1.pdf. Acesso em: 03 jan. 2019.

BARJA, Paulo R.; LEMES, Cláudia R. OFICINAS DE CORDEL EM ESCOLAS: quais os temas escolhidos pelos alunos? In: I CONEFEA - Congresso Nacional de Educação, 2018, São José dos Campos. I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes da UNIVAP - CONEFEA - Anais do Congresso. São José dos Campos: UNIVAP, p.1-6, 2018.

CARVALHO, Gislene. “As proezas de João Grilo”: imaginários da cultura nordestina impressos em poesia de cordel. Extraprensa (USP), n.16, p.1-11, 2015. Disponível em: https://doi.org/ 10.11606/extraprensa2015.85159. Acesso em: 06 jan. 2019.

CURRAIN, Mark. História do Brasil em Cordel. 2ª edição. São Paulo: EDUSP, 2001.

FORLIN, Luiz G.; COSTA, Sandra M. F. Urbanização e segregação sócio-espacial na cidade de São José dos Campos-SP: o caso Pinheirinho. Geosul, v.25, n.49, p.123-158, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/viewFile/15505/14062. Acesso em: 01 jan. 2019.

FREITAS, Rilda B. Identidade e diáspora: reflexões sobre o processo de deslocamento e de redefinição identitária vivido por estudantes africanos que migram para o Brasil. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v.13 (n.145), pp.01-10, 2013.

GRANJEIA, Juliana; CAPRIGLIONE, Laura; BERGAMO, Marlene. O senhor do Pinheirinho. Folha de São Paulo, 11 mar. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ ilustrissima/30547-o-senhor-do-pinheirinho.shtml. Acesso em: 30 dez. 2018.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JUSTIÇA GLOBAL. Pinheirinho: Um Relato Preliminar da Violência Institucional. 2012. Disponível em: http://www.global.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Pinheirinho-um-Relato-Preliminar-da-Viol--ncia-Institucional.-2012..pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.

MARICATO, Ermínia. Urbanismo na Periferia do Mundo Globalizado: metrópoles brasileiras. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 14(4), p.21-33, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n4/9749.pdf. Acesso em 01 Jan. 2019.

MOTTA, Camila. Alunos do Pinheirinho dos Palmares terão aulas em contêiner em S. José. G1 Vale do Paraíba, 24 nov. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/11/alunos-do-pinheirinho-dos-palmares-terao-aulas-em-conteiner-em-s-jose. html. Acesso em 03 Jan. 2019.

OVALE. Tráfico ameaça transformar o Pinheirinho em um novo CDD (4 fev. 2017). Disponível em: http://www2.ovale.com.br/trafico-ameaca-transformar-o-pinheirinho-em-um-novo-cdd-1.742894. Acesso em 02 Jan. 2019.

SANTOS FILHO, Francisco S. Físico piauiense ocupará cadeira em Academia. CidadeVerde.Com - Ciência Viva, 24 out. 2018. Disponível em: https://cidadeverde.com/cienciaviva/94486/fisico-piauiense-ocupara-cadeira-em-academia. Acesso em: 06 dez. 2018.

SARDINHA, João P. Casas do Pinheirinho são entregues após cinco anos. OVALE, 22 dez. 2016. Disponível em: http://www2.ovale.com.br/casas-do-pinheirinho-s-o-entregues-apos-cinco-anos-1.735161. Acesso em 03 Jan. 2019.

SINDSERV SJC. Professores denunciam ameaças de morte e agressões físicas no Pinheirinho dos Palmares em SJC, 2017. Disponível em: http://www.sindserv.org.br/site/index.php/ noticias/educacao/462-professores-denunciam-ameacas-de-morte-e-agressoes-fisicas-no-pinheirinho-dos-palmares-em-sjc. Acesso em: 06 jan. 2019.

TOKARNIA, Mariana. AGÊNCIA BRASIL. Literatura de Cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Agência Brasil, 19 set. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-09/literatura-de-cordel-e-reconhecida-como-patrimonio-cultural-do-brasil. Acesso em: 05 dez. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT4 - Metodologia participativa e pesquisas sobre movimentos sociais

Como Citar

Barja, P. R., & Lemes, C. R. (2019). Discursos em (re)construção: as vozes jovens do Pinheirinho dos Palmares. Revista Extraprensa, 12, 710-724. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153376