Processos de legitimação e permanência no mercado de arte: uma análise da trajetória dos artistas Andy Warhol e Vik Muniz
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153465Palavras-chave:
marcado de arte, sistema das artes, processos de legitimação, Vik Muniz, Andy WarholResumo
Este artigo realiza estudos acerca do artista estadunidense Andy Warhol e do brasileiro Vik Muniz, tendo como hipótese que o último utiliza estratégias de difusão e permanência de mercado similares às praticadas por Warhol na década de 1960 e as aplica no contexto do mercado de arte brasileiro contemporâneo desde a década de 1990, ampliando essas práticas para o mercado global. São realizadas considerações referentes ao processo de legitimação dos artistas contemporâneos, levantando o debate de que os artistas o tornam um projeto legitimador que engloba uma rede em conjunto aos agentes culturais e ao público consumidor, visando demonstrar a consciência de mercado desenvolvida pelos artistas estudados.
Palavras-chave: mercado de arte, sistema das artes, processos de legitimação, Vik Muniz, Andy Warhol
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