Nosso Norte é o Sul: os critérios de noticiabilidade na cobertura do Canal TeleSUR nas eleições presidenciais no Brasil De 2018
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153472Palavras-chave:
TeleSUR, Brasil, Eleições 2018, NewsmakingResumo
Este artigo pretende analisar a cobertura do programa TeleSUR Notícias, pertencente ao canal multiestatal TeleSUR, sobre as eleições presidenciais 2018 e os pré-candidatos do Brasil. Para tanto, fez-se uso dos critérios de noticiabilidade, presentes na Teoria do Newsmaking, apresentando essencialmente como valores-notícias mais comumente usados em notícias veiculadas pela mídia estudada o tempo e a notoriedade.
Downloads
Referências
Livros:
BARBOSA, A. A solidão da América Latina na Indústria Jornalística Brasileira. São Paulo: Alexa Cultural, 2017.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Tradução Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MORAES, D. de. Vozes Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2014.
TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística-uma comunidade interpretativa transnacional. V. 2. Florianópolis: Insular, 2005.
WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
Artigos:
ALBUQUERQUE, A. de. As três faces do quarto poder. Universidade Federal Fluminense. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2009.
CALDERÓN, A. Que es Telesur?. Revista Latinoamericana de Comunicación Chasqui, Equador, nº 92, p.44-51, 2005.
CAÑIZÁLEZ, A; LUGO, J. Telesur: Estrategia geopolítica com fines integralistas. Temas para Comunicación, Venezuela, nº 14, p. 11-35, 2007.
SOUZA, Guilherme Gonsales Rocca e. Reflexões acerca da integração cultural latino-americana: o caso Telesur. 2017. 33 p. dissertação (Especialista em Mídia,
Informação e Cultural)-USP, São Paulo, 2017. Disponível em:
<http://myrtus.uspnet.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/guilhermegrocca_ artigo_final.pdf>. Acesso em: 01 de novembro de 2017.
Sites:
Global Survey of Evangelical Protestant Leaders. Disponível em:
http://www.pewforum.org/2011/06/22/global-survey-of-evangelical-protestantleaders/. Acesso em: 16 de maio de 2018.
GUEVARA, E. Discurso en la reunión del Consejo Interamericano Económico y Social (CIES) celebrada en Punta del Este. Disponível em: https://www.marxists.org/espanol/guevara/08-08-1961.htm. Acesso em: 11 de janeiro de 2018.
Mapa de los Medios. Disponível em: https://ipysvenezuela.org/mapa-de-mediosde-ipys-venezuela/. Acesso em: 30 de maio de 2018.
Penetración y usos de Internet em Venezuela. Reporte 2016. Disponível em: http://tendenciasdigitales.com/web/wpcontent/uploads/2017/02/Reporte_Penetracion_vzla_2016.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2018.
Pesquisa Brasileira de Mídia. Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-depesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-demidia-pbm-2016.pdf/view. Acesso em: 30 de maio de 2018.
Telesur será independente sempre, neutra jamais. Disponível em:
https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/%2527Telesur-seraindependente-sempre-neutra-jamais%2527/6/3199. Acesso em: 16 de maio de 2018.
TELESUR. Manual de Funcionamiento, Redacción y Estilo de las Corresponsalías de Telesur. Disponível em : <http://revoluciontrespuntocero.com/wpcontent/uploads/2012/12/LINEAMIENTO S_BASICOS_PARA_ELABORACION_DE_NOTAS.pdf>. Acesso em: 02 de outubro de 2017.
Filmografia:
A Revolução não será televisionada. Direção: Kim Bartley e Donnach O’Briain.
Produção: Power Picture associada à Agência de Cinema da Irlanda, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.