Fanatismo e resistência na pele: paixões e histórias consumidas no corpo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153961Palavras-chave:
Torcedor de futebol, Identidade, Resistência, Consumo, CorpoResumo
Resultado parcial de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, sobre corpo, identidade, consumo e publicidade, intitulado: Fanáticos na Pele, este artigo aponta para algumas reflexões sobre as tatuagens dos torcedores de futebol inspiradas em jogadores e seus respectivos clubes e a construção de identidades midiáticas associadas à publicidade, considerando-se a redescoberta do corpo com grande potencial de consumo e resistência social. Foram levados em consideração os aportes teóricos de publicização com Casaqui, de linguagem discursiva com Braga e os estudos corporais com Le Breton, entre outros. A partir de um levantamento sobre tatuagens presente nas mídias digitais, verifica-se a previsibilidade do repertório das tatuagens, pois são elementos imagéticos dos times reconhecidos no âmbito esportivo, e registram figuras e jogadas dos atletas que reforçam signos apaixonantes. Surgindo assim, um segmento de consumo contemplado pela publicidade e que legitimam os corpos na atualidade.
Downloads
Referências
/pdf/mattos-978 8523212056-03.pdf > Acessado em 7 de Julho de 2018.
CASAQUI, V. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. São Paulo: Revista Significação, nº 36, pgs. 131- 150, 2011.
FELERICO, S; HOFF, T. Publicização do eu: tatuagem e regimes de visibilidade do corpo. Anais Intercom 2014. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2014.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
_______. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LE BRETON, D. Sinais de identidade: tatuagens, piercings e outras marcas corporais. Lisboa: Mosótis, 2004.
___________, David. Adeus Ao Corpo. Antroplogia e Sociedade. Campinas: Papirus, 2007.
ROCHA, Everardo Passos Guimarães. Magia e capitalismo: Um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.
RODRIGUEZ, L. S. e CARRETEIRO, T. C. O. C. Olhares sobre o Corpo na Atualidade: Tatuagem, Visibilidade e Experiência Tátil. Psicologia & Sociedade, 26(3), 746755.
SILVESTONE, Roger. Porque estudar a Mídia. São Paulo: Edições Loyola: 2005.
THOMPSON, John. A mídia e a modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FOTOS 1. 2 E 3 : Disponível em. < https://blog.tattoaria.com.br/lideres-de-torcidas-organizadas-e-suas-tatuagens/> acessado e 24 de janeiro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.