Fanatismo e resistência na pele: paixões e histórias consumidas no corpo

Autores

  • Selma Felerico Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153961

Palavras-chave:

Torcedor de futebol, Identidade, Resistência, Consumo, Corpo

Resumo

Resultado parcial de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, sobre corpo, identidade, consumo e publicidade, intitulado: Fanáticos na Pele, este artigo aponta para algumas reflexões sobre as tatuagens dos torcedores de futebol inspiradas em jogadores e seus respectivos clubes e a construção de identidades midiáticas associadas à publicidade, considerando-se a redescoberta do corpo com grande potencial de consumo e resistência social. Foram levados em consideração os aportes teóricos de publicização com Casaqui, de linguagem discursiva com Braga e os estudos corporais com Le Breton, entre outros.  A partir de um levantamento sobre tatuagens presente nas mídias digitais, verifica-se a previsibilidade do repertório das tatuagens, pois são elementos imagéticos dos times reconhecidos no âmbito esportivo, e registram figuras e jogadas dos atletas que reforçam signos apaixonantes. Surgindo assim, um segmento de consumo contemplado pela publicidade e que legitimam os corpos na atualidade.

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Biografia do Autor

  • Selma Felerico, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)

    Pós - Doutorada em Comunicação pela ECA/USP; Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora de Comunicação na  ESPM; Professora de Marketing e Marcas na Universidade São Judas Tadeu.  Membro do Grupo de Pesquisas Comunicação, discurso e poéticas do consumo do PPGCOM da ESPM; Autora do livro: Do corpo Desmedido ao Corpo Ultramedido. As Narrativas do Corpo na Revista Brasileira.  

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT2 - Comunicação, cultura e diversidade

Como Citar

Felerico, S. (2019). Fanatismo e resistência na pele: paixões e histórias consumidas no corpo. Revista Extraprensa, 12, 457-470. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153961