Futebol, o brasileiro e os meios de comunicação

Autores

  • Isabella Pinheiro Bonafonte Universidade Nove de Julho (Uninove)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157199

Palavras-chave:

Futebol, Time, Brasil, Brasileiro, Jornal impresso

Resumo

Hoje o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por todos os lugares as pessoas expressam sua paixão de maneiras variadas e encantadoras. Porém não foi sempre assim, antes as notícias esportivas que recebiam mais espaço em jornais eram sobre turfe, por exemplo e o futebol não significava nada para a população brasileira. Porém, quando Charles Miller voltou ao Brasil, trouxe uma bola e com ela o esporte que se enraizou no nosso país. Como muitos dizem “não é só futebol”, atualmente aquele futebol elitizado e europeu trazido por Miller foi moldado e ajustado com características que são de fato nossas. Essa relação será o objeto de estudo deste projeto assim como a relação que foi criada entre o futebol e o veículo de comunicação da época em que o esporte chegou ao Brasil: o jornal impresso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Pinheiro Bonafonte, Universidade Nove de Julho (Uninove)

    Curso técnico em Comunicação Visual pela Etec Doutora Maria Auguta Saraiva. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (2018.1). Redadora do site Torcedores.com.

Referências

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa – Brasil 1900 a 2000, Rio de Janeiro, Mauad, 2007. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=hrfdMgW9_twC&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22Marialva+Barbosa%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjv3d-a7LPbAhWEDZAKHU9fDg4Q6AEINDAC#v=onepage&q&f=false. Acesso em 19 de dezembro de 2018
BROCA, Brito. A vida literária no Brasil – 1900. 4ªed, 2004
CAMPOS, André; RAMOS, Paulo; SANTOS; Amanda - A Influência da Mídia no Esporte. 1 Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte realizado de 28 a 30 de maio de 2015, Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP. Disponível em http://www.portalintercom.org.br/anais/norte2015/resumos/R44-0620-1.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2018
FREYRE, Gilberto - Foot Ball Mulato. publicado no Estado de São Paulo na edição de 17 de Junho de 1938 (http://docshistory.blogspot.com/2013/02/football-mulato.html); acesso em 24 de outubro de 2017
LAZARSFELD E MERTON - Comunicação de Massa, Gosto popular e Ação Social Organizada. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1948
RIBEIRO, André - Os donos do espetáculo. Terceiro Nome, 2007;
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Mauad, 4 edição 1999. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=GmRTJgaQ1WkC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em 04 de dezembro de 2017
MIRANDA, C.M. “Estratégias de contra-agendamento em websites e blogs: Exemplos de participação do público na mídia”. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1761-1.pdf, acesso em 16 de fevereiro de 2018.
SILVA, Luis Martins. Imprensa, jornalismo e interesse público : perspectivas de renovação - a notícia cidadã. Tese de doutorado apresentada Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/5325. Acessado em 04 de fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT5 - Congresso de iniciação científica

Como Citar

Bonafonte, I. P. (2019). Futebol, o brasileiro e os meios de comunicação. Revista Extraprensa, 12, 906-920. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157199