O legato de Roquette-Pinto e a produção dos podcasts com viés educativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.159566Palavras-chave:
Podcast, Rádio educativo, Rádio expandidoResumo
Este trabalho traz uma reconstituição histórica sobre o rádio educativo no Brasil, que ganha visibilidade a partir de ações de Roquette-Pinto, e como suas produções transpassaram anos até serem encontradas em novos formatos sonoros, como nos podcasts. Com o objetivo de verificar se essas produções têm usos sociais atrelados aos do rádio massivo, realizamos um estudo de caso e uma análise de conteúdo com a proposta de categorizar os podcasts enquadrados na área educativa. Essa cartografia permite verificar os diferentes temas na área de educação do Castbox, relacionando com as ideias propagadas na fase de implantação do meio no Brasil.
Downloads
Referências
AGRELA, Lucas. O que é o Castbox, o app chinês elogiado pelo CEO do Google. Exame, São Paulo, 30 ago. 2019. Disponível em: http://bit.ly/382Zrha. Acesso em: 3 dez. 2019.
ANDRELO, Roseane. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 12, n. 47, p. 139-153, 2012.
ANDRIES, André Luiz Fernandes. Cinema é cachoeira, rádio é onda. Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Rio de Janeiro, n. 6, p. 1-15, 2009.
BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos. São Paulo: Paulinas, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKEL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guarechi. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 189-217.
BLOIS, Marlene. Rádio Educativo no Brasil: uma história em construção. In: CUNHA, Magda Rodrigues; HAUSSEN, Doris Fagundes (org.). Rádio Brasileiro: episódios e personagens. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 35-48.
BLOOMBERG. Google elogia capacidade da China em inteligência artificial. Exame, São Paulo, 27 mar. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2ONlHnq. Acesso em: 3 dez. 2019.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
FERRARETTO, Luiz Artur. Roquette-Pinto e o ensino pelo rádio: ainda estamos no início do começo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília, DF. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2006.
FÓRUM de rádios e tvs universitárias cria associações da área e divulga carta, II. Intercom, Joinville, 4 de setembro de 2018. Disponível em: http://bit.ly/34dVcfo. Acesso em: 5 jun. 2019.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia e BENEETTI, Márcia (org.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 123-142.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. 1 v.
MOREIRA, Sonia Virginia. Roquette Pinto, empreendedor de mídia educativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002, Salvador. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2002.
POPULARIDADE e audiência dos podcasts continuam em crescimento no mercado americano. ZYD, Rio de Janeiro, 4 jun. 2018. Disponível em: http://bit.ly/34KekCU. Acesso em: 3 dez. 2019.
RIBEIRO, Adriana Gomes. Ensinar para educar; educar para servir à Pátria: a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro (PRD5), motivações influências e técnicas de comunicação. In: KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair (org.). História da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de Norte a Sul do Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 201-2016.
ROQUETTE-PINTO, Edgard. Os diretores do Museu Nacional. UFRJ/Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2007-2008. Disponível em: http://bit.ly/37ZvWga. Acesso em: 1 abr. 2019.
SANTOS, Rita de Cássia Melo. Viagem ao “Coração do Brasil”: Roquette-Pinto e a expedição de 1912. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Anpuh, 2011.
TAVARES, Reynaldo. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Negócio, 1997.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZUCULOTO, Valci. O rádio público no Brasil: resgate histórico e transformações contemporâneas das rádios Nacional e MEC do Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, Madalena; PRATA, Nair (org.). Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários. 1. ed. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2015. p. 65-82. 1 v.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.