Desafios da Agenda 2030 e os 17 ODS para jornalismo e comunicação

Autores

  • Ivone A. Santos Rocha Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0009-7578-4667
  • Rita Paulino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Piccinin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219440

Palavras-chave:

Jornalismo online, Plataformas digitais, Agenda 2030, Objetivos de desenvolvimento sustentável

Resumo

Este artigo visa a apresentar os resultados da disciplina Jornalismo Online e Plataformas Digitais, da Universidade Federal de Santa Catarina, que, em 2022, trabalhou o plano de aulas focado na Agenda 2030. No período, foi desenvolvido um método para produção e apresentação dos trabalhos, dividido em três etapas: de conhecimento da Agenda 2030; de formação extracurricular sobre o tema; e de produção efetiva de conteúdo e publicação em ferramenta digital pelos estudantes. O objetivo foi promover uma reflexão, a partir da metodologia teórico-prática, sobre o papel dos futuros jornalistas em relação às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assumidos como compromissos pelos países integrados à ONU. Como objetivos específicos, o artigo se debruça na relevância do papel social do jornalismo, na sustentabilidade em seu contexto e na relação da Agenda 2030 com a produção do conteúdo, a partir da narrativa jornalística em ambiência digital.

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Biografia do Autor

  • Ivone A. Santos Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POPGJOR-UFSC), professora universitária e integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Mestre em Políticas Públicas e graduada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, e especialista em tecnologia da informação.

  • Rita Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-doutora, ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Social Media Lab na Universidade de Ryerson, Toronto, Canadá, em 2020. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC).

  • Fabiana Piccinin, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora e pesquisadora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo da mesma instituição. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), graduada em Jornalismo e licenciada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). É líder do Grupo de Estudos sobre Narrativas Jornalísticas Audiovisual (Genajor )e bolsista produtividade (CNPq).

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Publicado

2023-05-31

Versões

Edição

Seção

Ecologias Digitais do Sul

Como Citar

Rocha, I., Paulino, R., & Piccinin, F. (2023). Desafios da Agenda 2030 e os 17 ODS para jornalismo e comunicação. Revista Extraprensa, 17(1), 134-153. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.219440 (Original work published 2024)