A sociabilidade imaginada: processos de simbolização e ressignificação da identidade rural goiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85140Palavras-chave:
Imaginário rural goiano, Turismo rural goiano, SociabilidadeResumo
Pesquisa sobre o imaginário rural de Goiás cujo objetivo é estudar e compreender as motivações que levam o indivíduo a buscar o campo como espaço de lazer e sociabilidade, num estado no qual, culturalmente, predominam as características rurais. Inicialmente, levantou-se aspectos históricos com fins de reconstituir o que de fato existiu no imaginário rural da sociedade goiana através de autores reconhecidos. A seguir, realizou-se entrevistas aleatórias com turistas rurais, que na sua maioria tratava-se de turistas de origem rural, em decorrência da predominância do status rural existente no estado. A análise dos dados evidencia a predominância do status rural no estado, porém percebe-se mudanças na re-elaboração simbólica do rural tradicional. Conclui-se que o imaginário rural goiano está repleto de símbolos originados da tradição rural de Goiás, embora esteja em construção novos ressignificados, reflexos de um passado agregado à memória coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.