Deslocamentos na metodologia dos usos sociais para o estudo de meios livres e comunitários: o caso da pesquisa sobre a rádio mexicana Frecuencia Libre
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.115534Keywords:
Social uses of the media. Free radio.Community radio. Zapatismo. Frecuencia Libre.Abstract
This article presents the dislocation to apply in the methodology of the social uses of the media of Jesus Martin-Barbero in the study of Frecuencia Libre, free radio station in the city of San Cristobal de Las Casas, Chiapas, Mexico, belonging of namesake collective, adherents to Zapatista movement. The market logic were extended to the production logic because of the subversions to legal broadcasting system and resistance to business model in this station. Industrial formats were moved to media formats to analyze disruptions to traditional radio standard. To understand the culturals matrixes, the method of addressing, proposed by John Hartley, was used and the cultural sense of possible worlds by Jesus Galindo Cáceres possible to understand the reception competence.Downloads
References
AMARAL, Márcia Franz. Sensacionalismo, um conselho errante. In: Revista Intexto v. 2n n. 13. Porto Alegre: UFRG, 2005.
AMARC (Associación Mundial de Radios Comunitárias en México). Radios comunitarias en contextos de conflicto. Ciudad de México: Púrpura, 2008.
BARROS; Antonio Teixeira; BERNARDES, Cristiane Brum. Matrizes culturais dos gêneros televisivos latino-americanos e as emissoras legislativas: análise sobre a TV Câmara (Brasil). In: Vivência n. 38. Natal: UFRN, 2011.
BARROS, Carla. Games e redes sociais em lan houses populares: um olhar antropológico sobre coletivos e sociabilidade no “clube social”. In: Internext, v. 3, n. 2. São Paulo. ESPM, 2008.
BÁRCENAS, Franciso L. Las autonomias indígenas en América Latina. In CECEÑA, Ana et al. Pensar las autonomías. Cidade do México: Sísifo ediciones, 2011.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.
BERKIN, Corona. De los médios a los sujeitos. Uma trayectoria para abordar la comunicación desde los actores. In OROZCO, Guillermo. Lo viejo y lo nuevo: investigar la comunicación en siglo XXI. Madrid: Ediciones de La Torre, 2000.
CASANOVA, Pablo. Los zapatistas del siglo XXI. In: Revista convergencia, n. 13. Cidade do México: UNAM, 2001.
CASTORIADIS, Cornelius. Uma sociedade à deriva. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.
CECEÑA, Ana et al. Pensar las autonomías. Cidade do México: Sísifo ediciones, 2011.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Usos sociais das rádios zapatistas: o mapa nortuno da autonomia nas mediações comunicativas da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2016.
DER HAAR, Gemma. El movimiento zapatista de Chiapas: dimensiones de su lucha. Amsterdã: LabourAgain. IISH, 2005.
DOWNING, J. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e nos movimentos sociais. São Paulo: Ed. Senac, 2001.
DRUETTA, Délia. Repensar la apropriación desde la cultura digital In: MORALES, Susana; LOYOLA, María Inés. Nuevas perspectivas en los estudios de comunicación. La apropiación tecno-mediática. Buenos Aires: Imago Mundi, 2013.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de Endereçamentos: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GALINDO CÁCERES, Luis Jesús. Sabor a ti: metodologia cualitativa en la investigación social. Xalapa: Universidad Veracruziana. 1997.
GOMES, Itânia. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise. In: Revista da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo: Compós, 2007.
HAWTORN, Geoffrey. Mundos plausible, mundos alternativos. UK: Cambridge University Press,1995.
HARTLEY, John. Los usos de la televisión. Barcelona: Paidós, 2000.
JACKS, Nilda; MENEZES, Daiane; PIEDRAS, Elisa. Meios e audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.
JACKS, Nilda (org). Meios e audiências II: a conslidação dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2014.
JONH, Valkíria. Mundos possíveis e telenovela: memórias e narrativas melodramáticas de mulheres encarceradas. Porto Alegre: UFRS, 2014. (Tese de doutorado)
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonía y estrategia socialista. Buenos Aires. FCE, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp,1992.
MARQUES, Ângela; ROCHA, Simone. A interseção do processo comunicativo: o diálogo entre produção e recepção. In JACKS, Nilda; SOUZA, Jacob. Mídia e Recepção: televisão, cinema e publicidade. Salvador: Edufba, 2006.
MARQUES DE MELO, José. Indústrias culturais, jornalismo e jornalistas. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação volume 14, número 65. São Paulo. Intercom, 1991.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
________________________. Ofício de cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.
MORLEY, David & BRUNSDON, Charlott. The Nationwide Television Studies. London: Routledge, 1999.
MOUFFE, Chantal. O Regresso do Político. Lisboa: Gradiva, 1990.
NATANSCHN, Graciela. O contrato de leitura: uma metodologia para analisar a produção e recepção de TV. In JACKS, Nilda; SOUZA, Jacob. Mídia e Recepção: televisão, cinema e publicidade. Salvador: Edufba, 2006
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. O mito no rádio: a voz e os signos de renovação periódica. São Paulo: Annablume, 1993.
OLIVEIRA, Catarina Farias de. Escuta Sonora. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
_________________________. Comunicação, recepção e memória no Movimento Sem Terra: etnografia no assentamento Itapuí/RS. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
ONG, Walter J. Oralidad y escritura: tecnologías de la palabra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1993
OROZCO GOMES, Guillermo. Televisión y audiencias: un enfoque cualitativo. Madrid: Ediciones de La Torre, 1996.
PAIVA, Raquel. O retorno da comunidade: o novo caminho do social. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X, 2007.
PESSOA JR, Histórias contafactuais: o surgimento da Física Quântica. In: Revista de Estudos Avançados v. 14, n. 39. São Paulo, 2000.
PERUZZO, Cícilia. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 2004.
RONSINI, Veneza V. M. A crença no Mérito e a Desigualdade: a recepção da telenovela do horário nobre. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RUIZ, Enrique. Industrias culturales y globalización. Um enfoque histórico estructural. In OROZCO, Guillermo. Lo viejo y lo nuevo: investigar la comunicación en siglo XXI. Madrid: Ediciones de La Torre, 2000
SUNKEL, Giullermo. La representación del pueblo en los diarios de masas. In: Diálogos de la Comunicación, n. 17. Lima, 1987.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.