Digital TV and multidigital platforms in Chile

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.138360

Keywords:

Digital tv, Interactive platforms, Digital development, Digital agenda

Abstract

The present study aims to demonstrate the process of implementation of Digital TV in Chile taking into consideration the purposes of a society that intents to accomplish means for the new digital platforms to be more interactive in the sociocultural relations. Whereas the Chilean government is regulating new laws and guidelines for the digital technology can be installed in Chilean territory properly 2020, offering quality services for the whole population, the purpose at the beginning of this process, in which the digital process implementation has not been established fully, it is to inform people as objectively as possible, regarding to the possibilities, objectives and benefits that the implementation of Digital TV and multidigital platforms may bring to all Chilean society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernando Chade De Grande, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", (UNESP)
    Doutorando em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Graduação de Bacharelado em Desenho Industrial habilitação em Programação Visual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Pesquisador vinculado ao GENEM - Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios da FAAC - Unesp/Bauru. Experiência profissional em edição de vídeo e computação gráfica para criação de vinhetas, animações e desenhos animados para comerciais de TV, vídeos, websites e mídias digitais. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase na Ecologia Midiática, atuando nos seguintes temas: Ecologia dos Meios, Esporte, Gamificação, Mídias Digitais.
  • Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", (UNESP)
    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Curso de Doutorado) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional) da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É lider do GECEF - Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol. Tem experiência nas áreas de Mídia e Tecnologia, Comunicação Esportiva e Ensino de Ciências, com ênfase em Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia e Tecnologia, Ecologia dos Meios, Mídia Esportiva, Produção Audiovisual, Edutretenimento, Infotretenimento e Gamificação.

References

BAEZA, Chiara Sáez. Políticas públicas de comunicación y participaciónciudadana: el caso de latelevisión digital en Chile.Signo y Pensamiento, vol. XXXII, núm. 63, 2013, pp. 34-51.

CAPPARELLI, Sérgio; RAMOS, Murilo César; DOS SANTOS, Suzy. WebTV, teleTV e a convergência anunciada. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 2, 2000.

FERNÁNDEZ, Francisco; GOLDENBERG, Sergio. Aplicacionesinteractivas para latelevisión digital en Chile. Cuadernos de información, n. 22, 2008, p.6-17. Disponível em:

http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/86/78/.

GODOY, Sergio. TV digital em Chile: Regulación y modelos de negocio.Cuadernos de Información, nº 21, 2007, p 74-81. Disponível em:http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/107/99.

JENSEN, Jens F. Interactive television: new genres, new format, new content. In: Proceedings of the second Australasian conference on Interactive entertainment. Creativity&CognitionStudios Press, 2005. p. 89-96.

MARQUES DE CARVALHO, Juliana. A implantação da televisão digital no Brasil e no Chile: tendências e assimetrias. Cuadernos. info, n. 32, p. 101-110, 2013. Disponível em:http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/446/pdf.

ORTEGA, Félix. La encrucijada de latelevisión pública en Chile.Cuadernos de Información, nº 23, 2008, p 42-61. Disponível em:

http://cuadernos.uc.cl/uc/index.php/CDI/article/view/95/87.

YANOVER, David Alejandro. La Revolución Digital enlosMedios.Revista Latinoamericana de Comunicación CHASQUI, nº 97, 2007, pp. 76-81.

Referências eletrônicas

Agenda Digital 2020. Disponível em: http://www.agendadigital.gob.cl/#/. Acesso em 21/10/2017.

Agenda Digital Imagina Chile. Disponível em: “ https://www.mtt.gob.cl/wp-content/uploads/2014/02/agenda_digital.pdf”. Acesso em: 15/08/2017.

Central IntelligenceAgency. Disponível em:

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ci.html” Acesso em: 16/08/2017.

ChileTelevisionDigital. Disponível em: http://www.chiletelevisiondigital.com/ley-n-20-750-ley-de-la-television-digital-terrestre/. Acesso em: 01/09/2017.

Fundação País Digital. Disponível em: http://www.indicepaisdigital.cl/. Acesso em: 12/09/2017.

Global Connection. Disponível em: https://www.virtualbusiness.cl/index.php/beneficios-de-oficina-virtual/financiamento-emprendedores/fondos-concursables-corfo/71-aceleracion-internacional-de-emprendimientos-tecnologicos-global-connection. Acesso em: 01/09/2017.

MeasuringtheInformationSocietyReport 2016. Disponível em: http://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/publications/misr2016/MISR2016-w4.pdf Acesso em 07/09/2017.

Start-Up Chile. Disponível em: http://www.startupchile.org/home. Acesso em: 20/08/2017.

Subtel (Subsecretaría de Telecomunicaciones). Disponível em: “http://www.subtel.gob.cl/”. Acesso em: 16/08/2017.

Wikipedia. Disponível em: “https://pt.wikipedia.org/wiki/Teletexto”. Acesso em: 18/08/2017.

World EconomicForum, 2013. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/GITR/2013/GITR_OverallRankings_2013.pdf. Acesso em: 20/08/2017.

Published

2017-12-29

How to Cite

De Grande, F. C., & Américo, M. (2017). Digital TV and multidigital platforms in Chile. Revista Extraprensa, 11(1), 24-38. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.138360