Funk and reggaeton: a comparative historical periodization
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153386Keywords:
funk, reggaeton, legitimation, cultural industryAbstract
Funk and reggaeton are hybrid musical genres, influenced by the performativity and aesthetics of American hip hop, being today two of the most popular youth manifestations in Brazil and in several Latin American countries of the last 30 years. Considering the peripheral contexts in which these musical genres emerged and developed, this article seeks to draw a brief description and contextualization of both, from their geography, musical aesthetics, power relations to which they are conditioned, passing through events that sought to criminalize them and others that gave them legitimacy.
Downloads
References
CAETANO, Mariana Gomes: My Pussy é o Poder: Representação Feminina Através do Funk: Identidade, Feminismo e Industria Cultural. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2015.
ESSINGER, Silvio. Batidão: uma história do funk. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2005.
FACINA, Adriana. Quem tem medo do “proibidão”? In: FACINA, Adriana et al. Tamborzão: olhares sobre a criminalização do funk – Criminologia de Cordel 2. Instituto Carioca de Criminologia, Rio de Janeiro: Revan, 2013.
__________, Adriana. Não me Bate Doutor: Funk e Criminalização da Pobreza. V ENECULT, 2009 Visto em http://bit.ly/2AZ7rls Acessado em 10/10/17
FAOUR, R. História Sexual da MPB. A evolução do amor e do sexo na canção brasileira. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Record, 2008
GALLUCCI, Maria José. Análisis de la Imagen de la Mujer en el Discurso del Reggaeton. Caracas, Universidad Central de Venezuela, 2008.
GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Unesp, 1993.
LOPES, Adriana Carvalho. Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto: FAPERJ, 2011.
LOPES, Adriana Carvalho; SILVA, Daniel do Nascimento; FACINA, Adriana. Letramentos de ruptura: as escritas do funk carioca. 2014. Disponível em: http://bit.ly/2BatohW Acesso em 20/06/2016.
NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, pp.41 e 92.
PALOMBINI, Carlos. Um Funk Muito Barulhento In: Eu Sou Favela, Contos & Artigos Rio de Janeiro: Anacoana, 2012. Disponível em http://bit.ly/2iy3FF6 Acessado em 30/10/17
RAMOS, Vigimaris Nadal-; SILVA, Dórsia Smith: Perspectives on Reggaeton. San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2016.
RIDEAU, Petra R. Rivera Remixing Reggaeton: The Cultural Politics of Race in Puerto Rico Londres: Duke University Press, 2015, edição Kindle.
RIVERA, Angél Rodrígues. Acumulación Subalterna: Cultura, Clase, Raza y Reggaeton. In: Perspectives on Reggaeton. San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2016. P. 26-38
RIVERA, Mell. Pall Mundo: el mundo académico ante el reggaetón de los noventa pa’ acá. In: Perspectives of Reggaeton. San Juan, Universidad de Puerto Rico, 2016. p.18-26
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.