Analysis of performance presentations through the public
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153485Keywords:
Black, Performance, CultureAbstract
This paper aims to analyze on the performance "Nada Poderá Tornarmos Menos Pretos Que Somos", a passage referring to the song "Paz, Coroas e Tronos" by the black singer / rap and LGBT+ Rico Dalasam, whose aim is to show through poetic art, music, corporal expression and struggle against racism, as well as seeking to value the history and knowledges of Brazil's black population, its processes of resistance, its pains, the lack of receptivity and all the adversities suffered through time , by triggering relevant aspects of culture, roots and ancestry. In this way, the performance constitutes a self-affirmation and a means of recognition of the black, points to the lack of evolution of rights since the abolition and the incessant search for self-valorization.
Downloads
References
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. – 1º Edição - EDUFBA: 2008
FERREIRA, Maria Zita. Dança negro, ginga história. - 2º edição - Maza Edições,2008; Belo Horizonte.
HALL, Stuart. A identidade em questão: livro: a identidade cultural da pós modernidade – 10ª edição; DP&A editora. p. 07-27
HALL, Stuart. “Que “negro” é esse na cultura popular negra?”: In: da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003. p. 170-177.
LEAL, Maria Lucia. Pedagogia da Performance: Uma Experiência. In: TELLES Narciso(ORG.). Pedagogia do teatro – práticas contemporâneas na sala de aula. São Paulo Papirus Editora, 2013. p. 197-217.
LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra e ideologia do recalque. - 3ª edição. –UFBA ; Pallas Editora e distribuidora, 2011 ; Salvador.
MANDARINO, Ana Cristina, GOMBERG, Estélio. Água e ancestralidade jeje-nagô: possibilidades de existências. Textos de história, vol. 17, nº1, 2009.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 2º edição - Editora Ática, 1988
ORTIZ, Renato. IN: “Cultura brasileira e identidade nacional”. São Paulo: Brasiliense, 1994 – 5ª edição.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. 10º edição. São Paulo: Nova Cultura, Editora Brasiliense, 1988. p. 7-9.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. 1º edição, Editora letramento, Coleção: Feminismo Plurais, 2017
SARRAZAC, Jean-Pierre, Poética do Drama Moderno de Ibesen a Koltés. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012
SCHWARCZ, Lilia Moritz. “O espetáculo da raças – cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870- 1930”. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.