The Facebook as “truth seduced“: a critical essay of its global community
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163238Keywords:
Communication, Facebook, Muniz SodréAbstract
This essay aims to critically discuss the social network Facebook, specifically its intention to build a global communication community. Thus, from a multiperspective theoretical approach, mobilizing the communicational sociology of Muniz Sodré; the analytical interfaces of cultural studies; the critical theory of culture; and the interdisciplinary discussions of communication, we analyze the speech of the founder and CEO of the network, Mark Zuckerberg, embodied in the note “Building Global Community”, published in February 2017. This reflection focuses on issues related to the concepts of culture and cultural diversity, whose elaboration on Facebook actually fosters the emergence of a dystopian communication community that is contrary to human rights and intercultural dialogue.
Downloads
References
CANCLINI, Nestor. Cultural transnacional y culturas populares: bases teórico-metodológicas para la investigación. In: CANCLINI, Nestor; RONCAGLIOIO, Rafael (org.). Cultural transnacional y culturas populares. Lima: Ipal, 1988. p. 18-76.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CHEVALIER, Stéphanie. Number of Facebook users in Brazil from 2017 to 2023 (in millions). Statista, New York, 26 nov. 2019. Disponível em: http://bit.ly/2STeEMJ. Acesso em: 27 maio 2019.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
FACEBOOK censura fotos de Sebastião Salgado de tribo indígena da Amazônia. Folha de S.Paulo, São Paulo, 4 set. 2018. Disponível em: http://bit.ly/39L2fQM. Acesso em: 3 jun. 2019.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. p. 51-100.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
IPHAN. Dossiê IPHAN: Yaokwa Povo Enawene Nawe. (2006). Disponível em: http://bit.ly/2QvjX3o. Acesso em: 3 jun. 2019.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais − identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
NOGUEIRA, Silas. Poder, cultura e hegemonia: elementos para uma discussão. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2010. Disponível em: http://bit.ly/36smiRX. Acesso em: 3 jun. 2019
ORWEL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: http://bit.ly/2tv3G5t. Acesso em: 27 maio 2019.
SERVA, Leão. Fortes, livres e suicidas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://bit.ly/2T3SYgG. Acesso em: 10 dez. 2019.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SODRÉ, Muniz. Diversidade e diferença. Revista Científica de Información y Comunicación, Sevilla, n. 3, p. 5-16, 2006. Disponível em: http://bit.ly/2FqHFY8. Acesso em: 3 jun. 2019.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.
THOMPSON, John. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
UNESCO. Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural: relatório mundial da Unesco – resumo, 2009. Disponível em: http://bit.ly/37GeKey. Acesso em: 20 maio 2019.
ZUCKERBERG, Mark. Building Global Community. Facebook, São Francisco. 17 fev. 2017. Disponível em: http://bit.ly/2sSH7Yb. Acesso em: 22 maio 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.