Pedagogias do Sul: contos africanos como prática educacional decolonial

Autores

  • Antonia Magaly Conceição de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Larissa Soares Ornellas Universidade do Estado da Bahia
  • Patrick Akoa Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.216117

Palavras-chave:

Contos, Cultura, Decolonialidade, Educação, Pedagogia

Resumo

Os contos africanos como objeto de estudo apresentam a relação entre educ(ação) e cultura, numa perspevtiva decolonial. Enquanto elementos culturais e pedagógicos, mostram que os atos de ensinar e aprender são ligados à vida de um povo, à sua cultura e à sua contemporaneidade, ocupando-se em ensinar a viver. Estas historinhas, colocando no npalco homens e  animais, permitem um diálogo multi-inter-trans-disciplinar. O ensinamento é colocado em cena pelas mímicas, interjeções, cantos, modulações de voz. Ainda que herdeiro de práticas educativas coloniais/eurocêntricas, apresentam novos paradigmas educativos, cuja apredizagem é relacionada ao viver concreto. Acrescenta-se a didática do contador,  tornando-se instrumento pedagógico que, na prática, reúne artes orais e gestuais. Enquanto prática educativa, une educação e cultura, permintido que dialoguem na busca da mesma finalidade humanizante da vida social/cultural/econômica. Não há educ(ação) sem cultura e não há cultura sem educ(ação).

 

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Biografia do Autor

  • Antonia Magaly Conceição de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

    Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representação Social (Geppe-rs) da Uneb.

  • Larissa Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia

    Psicóloga, Psicanalista, Professora Adjunta e da Pós-Graduação na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Dr.ª em Psicopatologia Fundamental pela Universidade de Paris, Pós-Doutorado em Psicologia Social pela École des Hauts Études en Scienses Sociales. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representação Social (Geppe-rs) da Uneb.

  • Patrick Akoa, Universidade do Estado da Bahia

    Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia pela Faculdade São Bento da Bahia (FSBB). Mestre em Família e Educação na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Psicanalista em formação pelo Núcleo de Atendimento Psicológico (NAPSI). Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representação Social (Geppe-rs) da Uneb.

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Ecologias Digitais do Sul

Como Citar

Oliveira, A. M. C. de, Ornellas, L. S., & Akoa, P. (2023). Pedagogias do Sul: contos africanos como prática educacional decolonial. Revista Extraprensa, 17(1), 111-133. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.216117