Ideologia e dialogia – uma leitura sobre as estruturas de comunicação do MST nacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77186Palavras-chave:
Dialogia, Comunicação Comunitária, Movimentos SociaisResumo
Este artigo relata uma investigação acerca das estruturas de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em uma perspectiva nacional, e tece considerações sobre o papel e potencialidades destas estruturas, em especial no que tange a participação direta dos assentados nestes meios, se apropriando deles. Pretende-se uma discussão, a partir do Jornal Sem Terra, da Revista Sem Terra, do website do Movimento e das estruturas de comunicação interna e assessoria de imprensa em nível nacional e estadual, da abertura destes meios à participação e crítica internas, e a seu estabelecimento enquanto canal de comunicação dos assentados e acampados entre si e para os apoiadores e a sociedade. Trabalhamos com a hipótese de que estes meios de comunicação têm uma função de apoio na formação cultural e educação da população que compõe o Movimento Social, e uma função de Relações Públicas em relação a sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.