Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista de Filosofia Antiga publica artigos, resenhas e notas críticas sobre a filosofia greco-romana antiga, bem como traduções de textos clássicos para o português e o espanhol. Ela fornecer igualmente informações sobre colóquios, encontros e conferências sobre a filosofia greco-romana antiga que ocorram na América Latina. Ela é publicada duas vezes por ano, em maio e em outubro.

Revista de Filosofia Antiga foi criada com o objetivo de fomentar os estudos clássicos na América Latina, servindo como um meio para os especialistas em filosofia antiga publicarem seus trabalhos e discutir temas de interesse comum. Igualmente, ela ambiciona promover o diálogo entre diferentes línguas e abordagens. Ela está aberta aos pesquisadores do mundo inteiro que queiram submeter suas contribuições para inclusão na Revista. As línguas aceitas são: português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano. Toda contribuição é lida por pareceristas anônimos (double blind peer-review).

 

Plágio e IA

Esta Revista considera o plágio uma ofensa gravíssima contra a pesquisa acadêmica e, consequentemente, adota todas as medidas cabíveis para proteger as suas publicações desta afronta, de modo a garantir a originalidade dos artigos aqui publicados. Esta Revista não tolera o plágio em nenhuma circunstância. Por favor, consulte www.fapesp.br/6566 para uma avaliação teórica de plágio, e www.fapesp.br/6574 para informações práticas e gerais sobre as práticas acadêmicas de som de cotação e publicação. Concordamos plenamente com as propostas apresentadas pela Fapesp nesses documentos.

Da mesma forma, não se consideram academicamente relevantes submissões que tenham sua origem em programas de inteligência artificial (AI). Como se sabe, tais programas não são capazes de trazer contribuições originais  ao campo de estudo ao qual a Revista de Filosofia Antiga se dedica. Todas as contribuições originadas em ferramentas de AI serão desconsideradas.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A política de avaliação de artigos submetidos à  Revista de Filosofia Antiga estrutura-se em duas etapas: uma triagem realizada pelo Editor, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação; e uma avaliação duplo-cega (double blind peer-review) por dois ou mais especialistas selecionados, entre os membros do conselho editorial e os pareceristas ad hoc previamente cadastrados, por seu notório saber na área do trabalho.

 

Periodicidade

A Revista de Filosofia Antiga é publicada duas vezes por ano, em maio e em outubro.

 

Sem taxas

Esta é uma revista de livre acesso, e não há taxa de publicação de um artigo nesta revista.

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso imediato, irrestrito e  gratuíto ao seu conteúdo, partindo do princípio de que disponibilizar o conhecimento científico ao público sem custos favorece uma maior democratização global do conhecimento.

 

Indexadores

 

Licenciamento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.

 

Direitos autorais

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).