Efetividade de dois modelos educacionais sobre neurociência da dor para graduandos de fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Dor Crônica, Dor Musculoesquelética

Resumo

A adaptação dos profissionais de saúde
aos novos conceitos de dor tornou-se fundamental.
Os estudos prévios analisaram a inserção de uma
única estratégia pedagógica sem um grupo controle
ou observaram o conhecimento do aluno mediante
a grade curricular acadêmica existente. O objetivo
deste estudo foi comparar a efetividade de dois
modelos educacionais sobre neurociência da dor em
graduandos de um curso de fisioterapia, contribuindo
para a promoção do conhecimento e de atitudes
relacionados à dor. Foi realizado um estudo experimental,
longitudinal prospectivo, com randomização aleatória
simples dos participantes em dois grupos: grupo aulas
e grupo texto. O conhecimento foi avaliado por meio do
questionário neurofisiológico da dor (QND). As variáveis
quantitativas foram descritas com a média e o desviopadrão.
As variáveis qualitativas foram descritas por
meio do número absoluto e da frequência (%). O teste T
foi aplicado para análises univariadas estratificadas com
um nível de significância de 5%. O grupo aulas participou
de aulas expositivas e o grupo texto recebeu materiais
informativos para estudo orientado. Os programas tiveram
duração de cinco semanas, com follow-up após 30 dias
da exposição. Comparando os grupos nos períodos pré
e pós-intervenção (grupo aulas: média=4,5, DP±1,94;
e grupo texto: média=3,34, DP±1,46), verificou-se uma
diferença significativa favorável ao grupo aulas (p<0,001).
Não houve diferença significativa entre os tempos pré e
30 dias após de intervenção entre os grupos (p<0.082).
Os dois modelos educacionais sobre neurociência da dor
melhoram o conhecimento em graduandos de um curso
de fisioterapia, sendo o programa de aulas expositivas
mais efetivo que o programa de estudo orientado

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Efetividade de dois modelos educacionais sobre neurociência da dor para graduandos de fisioterapia. (2024). Fisioterapia E Pesquisa, 31(cont), e23008224pt. https://doi.org/10.1590/