Fotografia ritual: uma experiência com o povo Huni Kuin
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185779Palavras-chave:
Fotografia, Ritual , Ayahuasca , Huni Kuin, ExperiênciaResumo
A investigação do rito como objeto fotografável e da fotografia em si como um rito a partir do gesto performativo de fotografar são os norteadores deste trabalho. Fruto de uma experiência de imersão junto ao povo Huni Kuin em 2017, e o desenvolvimento de um trabalho fotográfico realizado em circunstâncias cerimoniais com uso das plantas de poder amazônicas, o texto/contação “Fotografia Ritual: Uma experiência com o povo Huni Kuin”.
Downloads
Referências
Garcia dos Santos, Laymert. 2005. Experência estética e simpatia bergsoniana. In A Vulnerabilidade do ser/ Territórios Interiore: A fotografia de Claudia Andujar. São Paulo: Cosac Naify / Pinacoteca do Estado. https://www.galeriavermelho.com.br/pt/artista/49/claudia-andujar/textos
Ika Muru, Agostinho Manduca Mateus; Alexandre Quinet (Org.). Ika Muru, Agostinho Manduca Mateus; Manuel Vandique Dua Buse e o povo Huni Kuin do rio Jordão. 2011/2019. Una isi kaiawa: o livro da cura do povo Huni-Kuin do Rio Jordão. Rio de Janeiro: Dantes.
Kopenawa, Davi; Bruce Albert. 2015. Aqueda do céu: palavras de uma xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.
Narby, Jeremy. 2018. A serpente cósmica: O DNA e a origem do saber. Rio de Janeiro: Dantes.
Vidal, Lux. (Org.). 1992/2007. Grafismo Indígena. Silva, Aracy Lopes da; Agenor T. P. Farias. Pintura corporal e sociedade: os “partidos” Xerente. São Paulo: Studio Nobel: EDUSP: FAPESP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Barbara Milano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.