Ensino em Geociências no Estudo do Ambiente: contribuições à formação de professores e cidadania

Autores

  • Vânia Maria Nunes dos Santos Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação e Sustentabilidade. Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p11-18

Palavras-chave:

Ensino em geociências, Formação de professores, Estudo do lugar, Cidadania, Sustentabilidade.

Resumo

O texto aborda as relações entre o ensino em geociências, o desenvolvimento de projetos socioambientais escolares e o exercício da cidadania, com referência na formação de professores. Com foco na construção do olhar geocientífi co na escola, a formação privilegia o desenvolvimento de atividades voltadas ao (re)conhecimento do lugar/ambiente e seus problemas, com uso do mapeamento socioambiental, visando à formação de cidadãos críticos e participativos em projetos e práticas educativas e colaborativas entre escola e comunidade para a sustentabilidade socioambiental local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Ensino em Geociências no Estudo do Ambiente: contribuições à formação de professores e cidadania. (2013). Geologia USP. Publicação Especial, 6, 11-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p11-18