Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Directrices para autores/as

3. Das normas de formatação

3.1. Todos os materiais devem ser entregues em formato .DOC ou .DOCX, papel A4, letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas, sendo o texto disposto em uma coluna.

3.2. As margens devem ser: superior – 4cm, inferior – 3,7cm, esquerda – 3cm, direita – 2cm.

3.3. As referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética, dentro das normas da ABNT (NBR 6023 de 2020).

3.4. As citações bibliográficas devem usar o sistema autor-data (NBR 10520).

  • Citação direta ou textual: “a ideia de progresso se incrustou profundamente nas estruturas de poder” (DIEHL, 1995, p. II). 
  • Citações diretas superiores a três linhas deverão estar em Times New Roman, tamanho 11 e recuo de 4cm. 
  • Citação indireta: segundo Diehl (1995) a psique ocidental se apropriou da ideia de progresso. 
  • Notas de rodapé são apenas descritivas, em Times New Roman, tamanho 10.

3.5. Artigos deverão ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 16 (dezesseis), incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas.

  • As informações “resumo” e “palavras-chave” devem constar tanto no material submetido, quanto nos campos do sistema OJS, especificados no artigo 2.6 deste edital.

3.6. Contos e poemas deverão ter no máximo 05 (cinco) páginas. 

3.7. Prosas e Crônicas deverão ter no máximo 03 (três) páginas. 

3.8. Críticas literárias e de cinema deverão ter no máximo 04 (quatro) páginas. 

3.9. Ensaios e resenhas deverão ter no mínimo  05 (cinco) páginas e no máximo 10 (dez), incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas.

  • As informações “resumo” e “palavras-chave” devem constar tanto no material submetido, quanto nos campos do sistema OJS, especificados no artigo 2.6 deste edital.

4. Dos requisitos para submissão

4.1. Serão analisados somente os materiais inéditos e que não estejam em processo de avaliação em outros periódicos de publicação. Nesse sentido, o(a) autor(a) concorda em submeter seu trabalho à revista Humanidades em Diálogo e declara ceder os direitos de reprodução gráfica, caso o material submetido venha a ser publicado.

4.2. Podem submeter: 

  • alunos(as) de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), independente de já ter cursado outra graduação anteriormente;
  • alunos(as) que tenham concluído a graduação há no máximo um ano. Os trabalhos devem ter sido desenvolvidos durante seu período regular de graduação. 

4.3. No caso de materiais em grupo, todos(as) os(as) autores(as) devem preencher estas condições.

4.4. Vedam-se:

  • a publicação na revista de textos de membros e ex-membros de sua Comissão Editorial;
  • a submissão de artigos por alunos que tenham ingressado, estejam cursando e/ou tenham concluído programas de pós-graduação;
  • a publicação de textos de mesma autoria em volumes consecutivos, com exceção de coautoria;
  • a publicação de textos de autores que cometeram plágio. Todo e qualquer trabalho que contiver plágio será automaticamente desclassificado.

5. Do processo avaliativo

5.1. A revista Humanidades em Diálogo adota como sistema de avaliação de artigos, ensaios e resenhas o parecer duplo-cego, que preza pelo anonimato do(a) autor(a) e do(a) parecerista durante o fluxo avaliativo e, como consequência, pela transparência e equidade apreciativa. Para tanto, suprimimos dos materiais qualquer indicação nominal de autores ou pareceristas. 

  • Artigos serão enviados, inicialmente, a 02 pareceristas, que poderão julgar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; iii. reprovado. No caso de um parecer “aprovado” e outro “reprovado”, a Comissão Editorial enviará o artigo para um terceiro avaliador. 
  • Resenhas e ensaios serão enviadas a 01 parecerista, apenas, que poderá classificar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; iii. reprovado.

6. Das competências da Comissão Editorial

6.1. Compete à Comissão Editorial: 

  • O acompanhamento de todos os materiais relacionados à seleção de textos e imagens, edição, montagem e distribuição da revista.
  • A definição das linhas gerais da submissão, publicação, seu funcionamento, bem como sua concepção editorial. 

6.2. A Comissão Editorial é autônoma e soberana em relação ao conteúdo e à publicação final de cada volume da revista, dentro das normas estabelecidas no presente Edital. 

6.3. Os artigos poderão ser agrupados em dossiês pela Comissão Editorial, com tema definido de acordo com o teor dos trabalhos recebidos, ou apresentados de forma livre. Sugere-se prioridade a abordagens inter e transdisciplinares.

6.4. O número de materiais a ser publicado será definido pela Comissão Editorial.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Todos los envíos deben cumplir los siguientes requisitos.

Crítica e Arte

Críticas/resenhas de livro/filme/peça e produções artísticas

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.