Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p326-344Palavras-chave:
Mediação da leitura, Formação de leitor, Fontes de informação - leituraResumo
A mediação da leitura como interferência consciente no processo de formação dos sujeitos leitores é o tema desta comunicação. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de formação dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), enquanto leitores, e as interferências da mediação da leitura no componente curricular Documentação II. A pesquisa se configura como descritiva que adotou como método o estudo de caso. Optou-se pela técnica de aplicação de questionário junto aos discentes, inscritos no referido componente, visando a obtenção de informações sobre o gosto pela leitura; o uso das fontes de informação; e a interferência do mediador na formação leitora. Para a realização da pesquisa foi necessária uma reflexão, à luz da literatura, que abordasse o tema leitura na perspectiva de Perrotti (1999) e Dumont (2020); como também mediação da leitura a partir das concepções de Bortolin (2010); Jesus e Gomes (2019); Cavalcante (2021) e Santos, Sousa e Almeida Junior (2021). Conclui-se que no ensino superior os sujeitos leitores também devem ser apoiados para o alcance da autonomia no processo de leitura crítica, reflexiva e que possibilita uma reflexão sobre si e suas ações como sujeito protagonista.
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