Children’s literature in open access: analysis of the advantages and challenges

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p130-145

Keywords:

Children's literature, Open access, Children's literary text – digital format, Children's literary text – electronic format, Children's literature sites

Abstract

It is understood by children's literature the narrative that captivates children and instigates the child's imagination. It should be remembered that the open access movement, which was initially aimed at academic production, gains strength in other spheres, among them, literary production directed at children. The objective of this article is to analyze the advantages and challenges of children's literature in open access. This is an exploratory research, because it approaches the themes of children's literature and open access. For the analysis of the sites we used two foci: one observing the structure of the sites, and another the available stories. It is concluded that the advantages of open access to children's literature are: providing stories in the public domain; variety of forms provided by technologies for the digital and electronic format; audience. In relation to the challenges to be overcome, we highlight: concern with copyright; more attractive preparation of texts and illustrations in digital and electronic formats; lack of incentive for authors to produce children's literary works in open access.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), Especialização em Organização e Administração de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, nas subáreas Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Pesquisa bibliográfica para Biblioteconomia; Pesquisa em Biblioteconomia); Recursos e Serviços de Informação (Fontes de Informação); Gestão da Informação (Formação e Desenvolvimento de Coleções). Elaborou e ministra a disciplina Biblioterapia na Graduação do Curso de Biblioteconomia. Ministra as disciplinas Evolução do Pensamento Filosófico e Científico; Metodologia da Pesquisa em Arquivologia, no Curso de Graduação em Arquivologia. Elaborou e ministra a disciplina Análise da Informação Literária para Crianças no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Professora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação da UFSC, área de concentração Gestão da informação, Linha de pesquisa Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, no eixo profissionais da informação, competência informacional e leitura. Atua principalmente nos seguintes temas: o bibliotecário como agente mediador da informação, biblioterapia, catarse, leitura - função terapêutica, leitura - função social, leitura- função pedagógica, hora do conto, bibliotecas escolares, atividades de incentivo à leitura, formação e desenvolvimento de acervo de literatura infantil, competências do profissional da informação na gestão da informação literária para crianças, História dos Arquivos. Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC de 16/2/2010 a 15/02/2012. Subcoordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia de 2/10/2012 a 06/03/2013. Coordenadora em caráter pro tempore do Curso de Graduação em Arquivologia durante o mês de março de 2013. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC a partir de janeiro de 2016.
  • Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Possuí Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014); Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012); Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009); Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Participou do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS). Participa do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL), do Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, do Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION), todos da UFSC. Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Jéssica Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ciência da Informação (2017), Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e Bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Laboratório de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (LEBBEL) e do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Integra a Diretoria da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), gestão 2016-2017, na função de Assessora dos Grupos Especializados.

Published

2018-06-01

Issue

Section

Articles

How to Cite

CALDIN, Clarice Fortkamp; SENA, Priscila Machado Borges; BEDIN, Jéssica. Children’s literature in open access: analysis of the advantages and challenges. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 9, n. 1, p. 130–145, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p130-145. Disponível em: https://periodicos.usp.br/incid/article/view/133893.. Acesso em: 3 jun. 2024.