Uso de periódicos eletrônicos nas instituições do ensino superior e de pesquisa em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p165-184Palabras clave:
Periódicos Científicos Eletrônicos, Comunicação Científica, Portais de PeriódicosResumen
O estudo realizado tomou como referência a centralidade e as repercussões dos Portais de Períodicos Eletrônicos disponíveis em Moçambique para a pesquisa científica. Foram analisados os graus de aceitação e utilização de Periódicos Eletrônicos e dos Portais de Periódicos do INASP, HINARI, AGORA e CAPES por professores e pesquisadores de Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa em Moçambique. A metodologia contou com a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Também serviu-se da pesquisa documental, para tanto, utilizou-se dos documentos oficiais e técnicos coletados junto aos órgãos do Governo de Moçambique, voltados para políticas públicas de informação, ciência e tecnologia. Os resultados obtidos permitiram concluir que tanto os professores quanto pesquisadores utilizam de forma rotineira periódicos eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa. Os mesmos resultados indicaram que a minoria dos professores e pesquisadores desconhece a existência desses recursos eletrônicos e apontarem a barreira linguística como um grande entrave para o acesso e utilização dos períodicos eletrônicos disponiveis nos Portais.
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